Servidores públicos do Distrito Federal visitam o Arquivo Público de Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
título de patrimônio histórico nacional e a dedicação que resulta num trabalho eficaz no Arquivo Público da cidade foram certamente os motivos que levaram servidores do Arquivo Público do Distrito Federal a incluírem Paracatu no roteiro de visitas técnicas a serem realizadas por eles em Minas Gerais.

Com uma equipe técnica formada por Marcelo Durães (Gerente de Acervo Fotográfico), Poliana Araújo (Administradora) e Rosália Saldanha (Arquivista), o grupo de servidores do DF conheceu o Arquivo Público Municipal na manhã desta segunda-feira (13), ocasião em que a instituição abriu suas portas, em caráter especial, para atendê-los e fazer jus à titulação concedida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em outubro do ano passado.

Durante a visita guiada aos acervos da instituição, informações técnicas e gerenciais foram transmitidas àquela equipe, que também trouxe sua contribuição e experiências do cotidiano ali no Arquivo Público do Distrito Federal. De acordo com a arquivista Rosália Sandanha, o Arquivo do DF passou longo tempo sem receber documentação dos demais órgãos, mas atualmente o processo de reestruturação daquele órgão arquivístico fará com que os documentos produzidos pelo Distrito Federal sejam transferidos para o local, que é especializado no gerenciamento, preservação e disponibilização de acesso às informações.

Já o gerente de acervo fotográfico, Marcelo Durães, disse que lida diariamente com um arquivo composto por milhares de imagens referentes à formação da Capital Federal. Ele, que é especialista no trato de imagens fotográficas, comparou o trabalho num laboratório tradicional de revelação de fotos ao trabalho que é feito num laboratório de higienização e restauro de documentos, como acontece no Arquivo Público de Paracatu: “um trabalho minucioso, mas prazeroso”, disse ele.

Na opinião dos visitantes, o Arquivo de Paracatu destaca-se porquê desenvolve várias atividades em que se é possível trabalhar com higienização e restauração, educação patrimonial, digitalização de documentos, educação ambiental, entre outras.

O grupo, que participará da 6ª Cineop (Mostra de Cinema de Ouro Preto) nos dias 15 a 20 deste mês, organizou um roteiro de visitas a diversos Arquivos Públicos em Minas Gerais, entre eles o de Paracatu, o de Ouro Preto e o de Montes Claros.


Foto 1: Marcelo, Poliana e Rosália, do Arquivo Público do Distrito Federal.




Atenção! Caso queira publicar esta matéria, cite o autor.

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button