DEPUTADO DEFENDE SUSPENSÃO DO INICIO DA COBRANÇA DE PEDÁGIO NA BR-040 ATÉ REVISÃO DE VALORES E CONCLUSÃO DA DUPLICAÇÃO

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Eros Biondini entende que os valores previstos para cobrança em março de 2025 irão ter impacto até no preço da cesta básica do brasileiro.

Brasília, [03/02/2025] – O Deputado Federal Eros Biondini (PL-MG) está em ação junto ao Governo Federal e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para suspender o início da cobrança do pedágio na BR-040, previsto para março de 2025. O parlamentar busca a revisão dos valores autorizados à concessionária Vinci Highways e defende que a cobrança só seja iniciada após a efetiva duplicação da rodovia.

O contrato de concessão está previsto para ser assinado no próximo dia 10/02 e a cobrança a partir do mês de março de 2025. O valor máximo da tarifa anunciado para o pedágio de Capim Branco é de R$ 16,94 e os valores médios para as demais praças, inclusive de Paracatu, em torno de R$ 12,00, quase o dobro do valor cobrado pela concessionária anterior. Esse anúncio tem causado insatisfação entre motoristas e transportadores que utilizam a BR-040 no trecho que liga o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. O Deputado Eros Biondini reforça que a medida, além de onerar os cidadãos, impactará diretamente o custo do frete e, consequentemente, os preços dos produtos essenciais para a população.

“-Não podemos permitir que os brasileiros paguem um preço tão alto por um serviço que inclusive ainda não foi entregue. O histórico já nos mostra que o único prejudicado será o povo que ficou pagando pedágio e esperando a duplicação durante anos, e pouquíssimo foi feito. A BR-040 é uma via fundamental para o transporte de cargas e passageiros, e a cobrança de pedágio tem que ser justa e só pode ocorrer após a duplicação ser concluída, garantindo mais segurança e infraestrutura para os usuários”, destacou o parlamentar.

O deputado, em um de seus primeiros atos parlamentares em 2025, oficiou os representantes do Governo e da ANTT para buscar soluções que protejam os usuários da rodovia e assegurem que a concessão cumpra suas obrigações antes da cobrança do pedágio. Além disso, ele tem contado com o apoio de lideranças políticas e de entidades representativas do setor de transportes, reforçando a necessidade de uma revisão tarifária justa e coerente com as melhorias prometidas.

A população e os setores impactados aguardam uma resposta das autoridades e esperam que o pleito do deputado seja atendido, garantindo que os interesses dos cidadãos sejam respeitados antes da implementação da nova tarifa de pedágio na BR-040.

XMCred Soluções Financeiras