Em 2024, a Kinross deu mais um passo rumo à preservação ambiental com a doação de 15.700 mudas de árvores por meio do Programa de Doação de Mudas. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e contra as mudanças climáticas, já que o total de mudas distribuídas neste ano tem o potencial de incorporar cerca de 118 toneladas anuais de carbono ao longo de 40 anos, quando as árvores atingirem a maturidade.
Cada muda plantada desempenha um papel vital no combate às mudanças climáticas, com capacidade média de fixar aproximadamente 7,5 quilos de carbono por ano (*). Para Alessandro Nepomuceno, diretor de Sustentabilidade e Licenciamento, essa ação vai além da preservação ambiental. “O plantio de árvores é uma das formas de enfrentarmos os desafios climáticos. Elas retiram o dióxido de carbono da atmosfera durante a fotossíntese, contribuindo para reduzir os gases de efeito estufa, um passo essencial para um planeta mais saudável”, destaca.
Além da fixação de carbono, as árvores proporcionam inúmeros benefícios, como o sombreamento, a regulação da temperatura e o equilíbrio da umidade. No viveiro da Kinross, estão disponíveis espécies como mangueira, amoreira, goiabeira, tamarindo, pitanga, acerola e cajá. As principais espécies nativas incluem ipês roxo, rosa, branco e verde, jatobá, aroeira, gonçalo alves e baru, enquanto as ornamentais mais comuns são pingo de ouro, roseira, hibisco, ipê-mirim, alamanda e jasmim.
(*) Referências: Relatório técnico – estimativa emissões – INPE, 2009
Confira os principais números do Programa de Doação de Mudas em 2024:
- 15.700 mudas distribuídas no total;
- Mais de 3.300 pessoas envolvidas na iniciativa, seja na coleta ou na distribuição das mudas;
- 7.818 mudas doadas a empregados(as) e contratados(as);
- 5.318 mudas doadas para comunidades em ações itinerantes;
- Estimativa de 118 toneladas de carbono incorporadas.
Fonte: Marco Paulo Bahia – Oficina Ci