Programação acontece nesta sexta-feira (13), a partir das 20h, e promete emocionar o público
O reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco continua sendo celebrado pelo Governo de Minas e Patos de Minas será palco de mais uma etapa do calendário de ações estratégicas para comemorar o título anunciado no último dia 4 de dezembro, em Assunção, no Paraguai.
Nesta sexta-feira (13), a noite em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, será marcada por um espetáculo de drones no céu, com imagens de queijos, montanhas e símbolos da cultura mineira, que prometem emocionar o público presente, a partir das 20h30, na Praça Dom Eduardo. Um pouco antes, às 20h, o saxofonista Giordano Bruno será a atração musical para embalar a festa, em frente à Catedral de Santo Antônio, que une cultura, gastronomia e tecnologia.
A programação é realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), e dá sequência a uma série de ações que acontecem em Belo Horizonte e também nas cidades pertencentes às 10 regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal.
Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, o reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco é um marco histórico para Minas Gerais e reforça a importância dos saberes e tradições que atravessam gerações e colocam o estado no cenário cultural mundial.
“Para dar seguimento às comemorações dessa conquista, preparamos uma programação especial em diversas cidades do interior do estado, unindo cultura, gastronomia e tecnologia. Esses eventos são uma homenagem ao Queijo Minas Artesanal e à riqueza cultural das nossas cidades, que não só preservam suas tradições, mas também olham para o futuro, proporcionando momentos inesquecíveis para todos os mineiros”, destaca Oliveira.
Patrimônio Cultural da Humanidade
A inclusão dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal na Lista Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco celebra os territórios produtores do Queijo Minas Artesanal e suas tradições, e representa a valorização dos saberes ancestrais e dos modos de vida dos mineiros. O reconhecimento pela Unesco também é uma oportunidade de fortalecimento econômico e social para os produtores e suas comunidades, além de impulsionar o turismo sustentável e de experiência nas regiões produtoras do QMA.
Minas Gerais conta com cerca de nove mil produtores de Queijo Minas Artesanal, gerando aproximadamente 50 mil empregos diretos e indiretos. A produção anual do QMA atinge cerca de 40 mil toneladas, com uma renda gerada que ultrapassa R$ 2 bilhões por ano.
Serviço
SHOW DE DRONES EM PATOS DE MINAS
Local: Catedral de Santo Antônio (Praça Dom Eduardo, s/n – Centro)
Data: sexta-feira, 13/12
Programação:
20h: Live sax com Giordano Bruno
20h30: show de drones