Exposição ‘A Paracatu que Queremos’ pode ser vista até sexta-feira (15/11) na Casa de Cultura

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Os trabalhos foram elaborados por alunos participantes do projeto CUTUCAR

A Casa de Cultura de Paracatu recebe, até esta sexta-feira (15/11), a exposição ‘A Paracatu que Queremos’, elaborada pelos participantes do projeto CUTUCAR, em 2024. A Mostra marca o encerramento das atividades de educação patrimonial realizadas com alunos do 5º ano do ensino fundamental de 28 escolas da rede pública de ensino de Paracatu.

A exposição, que entrou em cartaz no último dia 8, é o resultado do trabalho de arte desenvolvido ao longo do projeto em salas de aula, nas rodas de conversas e a partir das visitas aos atrativos turísticos. “A exposição reflete os anseios das crianças e aponta os caminhos para se ter uma cidade melhor para se viver”, destaca a coordenadora do CUTUCAR, Denize Furtado. Segundo ela, o projeto desperta nos estudantes o olhar de pertencimento e de cuidado com a cidade.

Promovido pela GuiasTur, realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio da Kinross, o Projeto CUTUCAR – Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social tem o objetivo de contribuir para a valorização do patrimônio histórico, cultural e natural de Paracatu, por meio de ações formativas de Educação Patrimonial. “Quando a gente leva as crianças para entender o nosso passado e a valorizar o patrimônio material e imaterial de Paracatu, nós formamos cidadãos mais preparados para o futuro”, destaca a gerente de comunicação da Kinross, Luana Gomes.

Na edição deste ano, o projeto impactou aproximadamente 1.100 alunos, com um total de 51 turmas atendidas. Cerca de 100 estudantes de doze escolas da zona rural também foram contemplados. Ao longo do ano, a iniciativa proporcionou experiências únicas e inesquecíveis aos participantes, com visitas aos principais atrativos turísticos da cidade, como as igrejas do centro histórico, a Casa Museu e a Fábrica de Biscoitos do Quilombo do São Domingos, e a Casa Kinross.

SERVIÇO

Projeto CUTUCAR

Exposição: ‘A Paracatu que Queremos’

Data: Até 15 de novembro

Local: Casa de Cultura de Paracatu

Informações: https://www.instagram.com/guiasturparacatu

Realização: Ministério da Cultura, Kinross e GuiasTur

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button