Encantamento com Vovó Caximbó na Paracatu do Príncipe

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Entre os dias 20 e 22 o Grupo Faz de conta e a Secretaria de Cultura trouxeram à cidade uma oficina de contação de histórias que faz parte do projeto Contando Histórias, Plantando Sementes, idealizado pela Vovó Caximbó e Grupo Faz de Conta,que visa valorizar os contos populares como fonte de inspiração, disseminando a importância da imaginação escrita, na leitura e na história contada.

A apresentação do evento foi feita pela Vovó Caximbó que de forma delicada e emocionante, mostrou aos presentes um pouco do que é este projeto: o contato do público com as histórias que povoam nosso imaginário e nos conduzem a outro mundo de aventura, sedução e magia com o uso somente de palavras e sons.

O Contando Histórias, Plantando Sementes, coordenado por Maria Inês Mendonça e Pollyana Mendonça foi contemplado com a Bolsa Funarte de Criação Literária e circula principalmente em comunidades quilombolas, promovendo esta forma de multiplicação do patrimônio oral dos griôs e de sua cultura como um todo. A arte da contação de histórias não está restrita a estas comunidades. Ela é ampla e de domínio público. Um dos objetivos é incentivar aos educadores, artistas e público em geral a retomar esta prática, perdida entre tantos atrativos da vida moderna. Resgatar a emoção da palavra que sai da boca e vai direto ao coração do ouvinte.


Momentos de enlevo e de emotividade rechearam este encontro preliminar na Casa de Cultura. Vovó Caximbó cativou todas as atenções e convidou a todos para que participassem das atividades a serem desenvolvidas na comunidade São Domingos.


Um pouco sobre a Vovó Caximbó:

Vovó Caximbó é uma doce avózinha que brinca de roda, salta,corre, canta antigas cantigas e encanta contando suas histórias.

Ela fabula, parlenda, trava a língua, assusta, diverte, visita a memória dos nossos antepassados e volta pra compartilhar.

No ano de 1988, no bairro Liberdade da cidade de Uberlândia, a Biblioteca Pública Municipal e a Secretaria Municipal de Cultura promoveram, no antigo e louvável Projeto Circo Itinerante, o concurso "Descubra o Contador de Histórias do seu Bairro". Maria Inês Mendonça descobriu então sua vocação mais profunda, e ganhou o primeiro lugar do concurso.

Vovó Caximbó, a personagem criada para o concurso, ganhou vida própria. Brincando, relembrando e revificando elementos da cultura popular de nossa região, ela acompanha o crescimento de crianças e famílias inteiras, valorizando o convívio, a lembrança, a leitura e a imaginação.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button