Evento conta com percurso para todas as idades
Acontece, no próximo domingo (29/9) a 6ª edição do Pedal no Cerrado, evento promovido pela Kinross que tem como objetivo promover o lazer e a conscientização ambiental na região de Paracatu. Como nas edições anteriores, a atividade vai acontecer no Parque Estadual de Paracatu.
O Pedal no Cerrado contará com dois percursos diferentes para atender os públicos de todas as idades. O evento começará às 8h com o “Pedal Kids”, destinado às crianças, que percorrerão um trajeto de 1,5 km. Já os ciclistas mais experientes podem participar do percurso geral, com 20 km, que tem largada prevista para as 8h30.
O Pedal no Cerrado é uma oportunidade para desfrutar das paisagens do cerrado mineiro e conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Retirada do kit do participante
Os participantes devem usar a camiseta oficial do evento, capacete e cantil para hidratação. É importante destacar que o uso do cantil fornecido no evento é incentivado como parte do compromisso com a redução do consumo de plástico.
Os inscritos deverão retirar o kit do participante na Casa Kinross, no próximo sábado (28/9), das 9h30 às 11h. Para retirar é necessário apresentar um documento de identificação e 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições locais.
Segurança e orientações
A organização reforça que é obrigatório seguir as orientações do(a) guia designado(a) para cada trajeto. Em nenhuma circunstância, os participantes devem ultrapassar o(a) guia, garantindo assim a segurança de todos. Após o término do percurso, cada participante receberá um kit de lanche para reabastecer as energias.
Parque Estadual
O Parque Estadual de Paracatu nasceu em 2011, com a doação de uma área de 6.400 hectares pela Kinross, como forma de compensação florestal. Administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), a unidade de conservação possui a importante função de preservar a fauna e flora da região, proteger os recursos hídricos da área e assegurar a biodiversidade local.
A Kinross investe na infraestrutura do Parque por meio de obras civis, doação de maquinários e equipamentos. Atualmente, além de reformas em algumas instalações, a mineradora está construindo trilhas ecológicas na área do Parque, com o objetivo de contribuir diretamente com o fortalecimento do ecoturismo na região.
Com o objetivo de tornar o parque como um importante destino de lazer, educação ambiental e turismo ecológico, são desenvolvidas atividades para a população. Alguns exemplos são, além do Pedal no Cerrado, a Corrida Rústica da Água, que consistem em aliar educação ambiental e saúde em um ambiente natural.
fonte: Marco Paulo Bahia