Paracatu, polo nacional de irrigação, se prepara para debater o tema.

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Cidade foi escolhida para abrigar o 1º Seminário Mineiro de Irrigação, promovido pela Seapa, Faemg e Sindicato dos Produtores Rurais do município

Já que Minas agora tem uma Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável por meio de lei sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo) no mês passado, então, produtores, profissionais e autoridades ligadas ao agro têm muito o que conversar sobre o tema. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu promovem, no dia 4 de setembro, em Paracatu, o 1º Seminário Mineiro de Irrigação.

Um dos focos é disseminar tecnologias de irrigação para diversas regiões, promovendo o desenvolvimento agrícola e pecuário sustentável no Estado. O secretário de Agricultura, Thales Fernandes, diz que o momento é muito oportuno porque, com a nova lei, os produtores poderão ampliar cada vez mais a irrigação em Minas Gerais e produzir com mais sustentabilidade. “É muito importante a participação de todos para a consolidação dessa política agrícola que vai revolucionar a agropecuária no nosso estado,” comentou.

O evento reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais do setor. “Será uma oportunidade ímpar para compartilhar as últimas novidades em tecnologias de irrigação, gestão de recursos hídricos e outras práticas de manejo”, disse o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo. Para ele, promover um evento dedicado a este tema é contribuir com o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais, proporcionando acesso a informações e tecnologias que podem otimizar sua produção, com sustentabilidade ambiental, e melhorar sua qualidade de vida.

Polo Nacional de Irrigação, apesar da pouca disponibilidade de água

A escolha de Paracatu para sediar o evento se deve ao fato da cidade ser considerada um polo nacional de irrigação. “Além disso, a região enfrenta desafios relacionados à disponibilidade de água, o que torna a temática da irrigação ainda mais relevante”, destaca o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, Pitterfrancis Freisleben.

Programação

O evento terá início às 8h com a palestra do pesquisador da Embrapa, Lineu Neiva Rodrigues, sobre “Contribuições Socioeconômicas da Agricultura Irrigada”.

Outros destaques são:

  • Painel que discutirá a Lei nº 24.931 de 2024, que dispõe sobre a Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável.
  • Desafios na gestão dos recursos hídricos estaduais e as soluções para a irrigação e reservação de água.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla: www.sympla.com.br/evento/1-seminario-mineiro-de-irrigacao/2594198

XMCred Soluções Financeiras