O Conselho Municipal de Habitação foi criado em 27 de junho de 2008 e sua função primordial é fixar critérios para definir diretrizes e estratégias para a implementação da Política Municipal de Habitação de Interesse Social e também do Plano Habitacional de Interesse Social.
Cabe ao Conselho deliberar, acompanhar e fiscalizar as metas dos planos de aplicação de recursos do Fundo Municipal de Habitação que só em 2011 contará com a construção de 346 casas que serão cedidas, dentro de parâmetros criteriosos, a famílias que comprovadamente vivem em situação de vulnerabilidade social.
Estão a cargo do CMH a aprovação dos planos de urbanização, ocupação dos espaços urbanos e as formas de acesso da população aos benefícios do PHIS, como a escolha destas famílias.
Os novos membros foram empossados nesta terça-feira, dia 03 em cerimônia realizada na Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social. Na ocasião o prefeito Vasco Praça Filho falou da importância do envolvimento e comprometimento dos novos conselheiros na execução das ações dos Planos, apontando a sua preocupação com os critérios de beneficiamento das famílias atendidas. Enfatizou que o perfil deste conselho é misto e participativo para que se pudessem fazer ouvidos todos os setores que trabalham a área social da cidade. E ainda que neste momento é preciso que se divulgue quem são estes conselheiros para que a sociedade tenha segurança e confiança quando da escolha dos beneficiados.
Os conselheiros nomeados exercerão atividades por dois anos e o Secretário de Desenvolvimento e Ação Social, Thalles Ulhoa será o presidente. Ainda compondo outros cargos, representantes do poder público, Cáritas Diocesana, ACIPA, Casa Maçônica Nova Luz Paracatuense, Rotary Paracatu 200, Central das Associações e ainda representantes das Indústrias Extrativistas de Paracatu.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.