Pedido de liminar do MPMG foi atendido pela Justiça e César Rincon só poderá fazer evento em área de relevância histórica de Paracatu mediante autorização. Decisão fixou multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento.
César Rincon, o influenciador digital que promoveu uma ‘caça ao tesouro’ em Paracatu, foi proibido pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) de realizar todo e qualquer tipo de evento que possa ocasionar aglomeração de pessoas na cidade, sem antes comunicar as autoridades da cidade e o Conselho de Proteção ao Patrimônio Histórico.
Caso a medida seja descumprida, o influenciador digital deverá arcar com uma multa de R$ 500 mil por cada vez que descumpri-la.
Ao g1 a defesa do influenciador afirmou que ele não pode ser responsabilizado pelos supostos danos provocados ao patrimônio público “porque não foi ele quem deu causa”. Ainda conforme a defesa, qualquer tipo de dano foi causado “por terceiros, vândalos que poderiam facilmente ser contidos pelas Forças de Segurança presentes no local, e que nada fizeram para dispersar a multidão”.
Segundo Rincon, ele não esperava que tantas pessoas participassem da “dinâmica” e que a “intenção é de realmente ajudar a população com valores em dinheiro e não de causar qualquer dano ao patrimônio. Entretanto, se for comprovado, pagará a quantia para reparar o patrimônio público danificado pela população”.