A cidade de Ouro Preto recebeu entre os dias 14 e 15 de abril uma missão empresarial proposta pela Secretaria de Cultura, tendo como parceira na realização a ACIPA/CDL. O objetivo principal foi despertar em um grupo de empresários locais o interesse de divulgar, investir e fomentar as riquezas históricas de nossa cidade, ampliando a visão empreendedora e trazer resultados positivos para a economia e desenvolvimento da cidade, baseado em uma política de preservação sem estagnação e crescimento com respeito à história.
Por meio de encontros de autoridades especializadas na área de patrimônio buscou-se ressaltar a importância do fato de Paracatu agora ser Patrimônio Histórico Nacional.
Receberam o grupo o presidente da Associação Comercial de Ouro Preto, o Secretário Municipal de Cultura Chiquinho de Assis e o Secretário de Planejamento Gabriel Gobbi, além de diversas entidades locais que desenvolvem trabalhos correlatos na localidade.
Gobbi apresentou um diagnóstico da cidade de Ouro Preto e das ações para fomento da cultura e turismo locais. Segundo ele “a cidade que é boa para seus habitantes, consequentemente é boa para o turista.” Ressaltou ainda que o turismo é uma cadeia, só funciona se todos os setores trabalharem juntos.
Rosangela Saraiva, Presidente da Associação Comercial de Ouro Preto, falou sobre a importância do trabalho em rede. “É possível a realização de ações conjuntas entre comerciantes, empresários, redes hoteleiras e outros, onde todos ganham e contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos moradores”.
A Presidente da Acipa CDL/Paracatu na ocasião manifestou interesse em atuar nesta área no sentido de apoiar as atividades voltadas para a promoção da cultura. Disse que mudou seu modo pessoal de enxergar a questão da preservação do patrimônio histórico de Paracatu depois que conheceu melhor nossa história e reconheceu o valor da cidade para o contexto histórico cultural nacional.
O Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, também deu as boas vindas à missão e parabenizou o grupo pela iniciativa. Falou sobre a importância da divulgação do tombamento e dos cuidados que devem ser tomados com uma cidade patrimônio nacional. Ouro Preto recebe 500 mil turistas por ano. Este número se deve à hospitalidade e a preservação da história local e que Paracatu também possui grande potencial devido a sua singularidade e riqueza patrimonial ainda preservada.
Os empresários envolvidos na missão voltaram com um novo leque de possibilidades, projetos e a certeza de que investir e valorizar o Patrimônio Histórico são sinônimos de sucesso e desenvolvimento.