A Eletrobras vai realizar na próxima terça-feira, (30/4), em Paracatu (MG) e Ipameri (GO) o simulado de evacuação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Batalha. A atividade ocorrerá nas zonas rurais dos dois municípios, com a participação das defesas civis municipal e estadual. O objetivo é orientar e treinar a população sobre as medidas a serem tomadas no caso de uma evacuação de emergência.
“A participação da população é fundamental para que todos fiquem seguros quanto às ações a serem tomadas em uma eventual evacuação de emergência. Mas ninguém precisa se preocupar, as barragens da usina são seguras e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas. Atualmente, o empreendimento se encontra operando normalmente, sem qualquer anomalia que implique em risco para a usina ou para as comunidades do entorno”, afirma o coordenador do PAE pela Eletrobras Furnas, Cristiano Simão.
Os simulados são mais uma etapa da implantação do PAE, uma medida da Política Nacional de Segurança da Barragens que visa proporcionar ainda mais segurança à população na região do empreendimento.
As torres sonoras e o aplicativo Alert Indivíduo, que compõem o sistema de comunicação da usina, serão acionados às 10h30 para a realização do exercício. Ao ouvir o alerta, a população deverá seguir as placas de sinalização em direção aos pontos de encontro, nas regiões rurais dos municípios de Paracatu e Ipameri, onde equipes da Eletrobras e da Defesa Civil receberão os moradores e tirar dúvidas. As equipes também vão auxiliar o público no download e uso do aplicativo Alert Indivíduo, criado para facilitar a comunicação entre a empresa e a população vizinha de seus empreendimentos.
Além da UHE Batalha, a Eletrobras Furnas implanta o PAE em outras 11 usinas hidrelétricas e uma subestação. Para saber mais sobre o PAE, acesse www.furnas.com.br/pae.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.