Com o olhar voltado para a efetiva inclusão do cidadão com deficiência, o Vereador Vânio Ferreira e a organização social PROMOVE, lançaram nesta noite de sexta-feira, dia 1º de abril, na Câmara Municipal um projeto vanguardista e que contempla uma fatia da sociedade que nem sempre recebe a atenção e cuidado devidos ou fica isolada da participação dentro da coletividade.
“A Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS é a segunda língua oficial do Brasil e a primeira língua brasileira em essência.” Explica Núbia André – professora universitária, que fez a abertura do evento, mostrando aos presentes que já não é mais uma questão de benesse ou concessão ao cidadão e sim de fazer cumprir a Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002 que reza: “Art. 1º A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS será um componente curricular obrigatório nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia, de instituições de ensino públicas e privadas, do sistema federal de ensino.”
Por ser este um projeto grandioso em sua implementação e suporte, os idealizadores e apoiadores, corajosamente armaram-se neste primeiro momento da coragem e organização para realizá-lo. Nas palavras do Vereador Vânio: "O amor à causa e a necessidade de fazer acontecer o projeto nos levaram a juntar vários amigos e nos integrarmos, então pusemos mãos à obra com a ajuda de técnicos e estudiosos, para oferecer este curso e com isso formarmos multiplicadores da linguagem de sinais, com a certeza de que se inicia um novo tempo de oportunidades e diminuição de distâncias.” Ressaltou ainda a sua satisfação em ver o plenário da Câmara lotado sem ter havido uma divulgação massiva. “Este é o efeito quando tocamos nas questões essenciais à inclusão e que atingem a nossa casa, ao vizinho, à sociedade e esta é a nossa missão.”
O principal benefício na formação de intérpretes de Libras se dará na melhoria do atendimento dos portadores de deficiência auditiva na educação e saúde. Tornando o seu desenvolvimento escolar mais eficiente e garantindo um atendimento médico eficaz.
A Vereadora Graça Jales lembrou a importância de haver tradutores de Libras em todas as esferas sociais, incluindo o lazer e as artes, pois isto facilita o entrosamento e o relacionamento, superando barreiras e promovendo o respeito às diferenças o que eleva a dignidade humana.
O professor Marcos Brito (UnB) proferiu uma palestra sobre a condição do portador de deficiência auditiva, o preconceito, a intolerância e a discriminação que são os elementos nefastos que levam à exclusão do cidadão. E chamou todos à reflexão: “Quando não conhecemos as diferenças, não aceitamos a integração.”
As inscrições para os candidatos a multiplicador estarão abertas a partir desta segunda-feira, 04 de abril, no gabinete parlamentar do Vereador Vânio Ferreira. Será feita uma seleção dos candidatos dentro do perfil mínimo exigido. A PROMOVE será a executora do projeto.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.