Projeto Voluntário​: Parceria Votorantim Pela Educação promove reunião

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
No dia 1°de abril (sexta-feira), a Votorantim Metais Unidade Morro Agudo deu início às atividades do primeiro Ciclo de Trabalho do projeto Parceria Votorantim Pela Educação com o tema: Sensibilização das Famílias. O principal objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública. O projeto promove a mobilização da sociedade de forma voluntária e participativa.
O tema trabalhado nas atividades de mobilização do primeiro ciclo do projeto neste ano é um dos principais desafios identificados desde o seu início, em 2008: sensibilizar as famílias para participarem da vida escolar de seus filhos, aumentando e qualificando o diálogo com as escolas e estimulando o controle social. E nesta primeira rodada estiveram presentes, durante toda a tarde, nas dependências da Associação de Funcionários da Unidade Morro Agudo, diretores de escolas públicas estaduais e municipais, educadores e interessados.

Muitas pesquisas revelam que, quando as famílias envolvem-se de maneira qualificada na educação de seus filhos, há melhorias imediatas no desempenho individual dos alunos e na qualidade da educação oferecida nas escolas. Entretanto, esta não é uma realidade em todos os lares brasileiros. Seja por falta de informação e conhecimento, por falta de habilidade ou por falta de estímulo, muitos pais deixam de acompanhar e valorizar a vida escolar dos filhos e, na prática, isso se reflete em resultados educacionais mais críticos e na evasão escolar.

Segundo João Paulo Moreira Rabelo, Analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Votorantim Metais: “Quando o boletim de um aluno chega em casa cheio de notas vermelhas, a fila de culpados é extensa. Começa com o próprio aluno, passa pelos pais que responsabilizam a escola e atinge também os professores e diretores. Apontar o dedo para os outros só serve para justificar que nós mesmos não fazemos nada para mudar.” Ele ainda aponta que a saída para isso é o envolvimento efetivo dos pais no protagonismo desta mudança, apropriando-se do espaço da escola, sentindo-se à vontade para conversar com educadores e interferir positivamente na gestão escolar democrática, garantido a qualidade e eficiência do processo ensino/aprendizagem, elevando assim o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) atribuído a cada escola brasileira. Bem como a mudança na ótica da escola ao receber os pais e voluntários como peças de uma engrenagem do bem comum.
Foram distribuídas cartilhas educativas produzidas em parceria entre a Votorantim e o Governo Federal a todos os presentes, contendo preciosas dicas sobre como estar presente nesta responsabilidade de modo prazeroso.
Já há programação para o próximo encontro que deverá ser em junho, quando serão avaliadas as ações implementadas neste primeiro período.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button