O presidente da Coopervap, Valdir Rodrigues de Oliveira, faz um balanço dos resultados do exercício de 2023 da cooperativa, que apesar dos momentos de dificuldades, chegou em relevantes resultados e atribui esse resultado a toda sua equipe.
Qual balanço o senhor faz da atual gestão no ano de 2023?
Valdir Rodrigues: Positivo. Tivemos um ano bastante difícil, com bastante contratempo durante ano 2023, mas graças a experiência que fomos adquirindo ao longo dos anos à frente da cooperativa, com o vice presidente Lionel, muito bem preparado, com conselheiros preparados, com corpo de colaboradores, enfim, com a soma de esforços, conseguimos finalizar o ano de 2023 com resultados e diante disso, sempre primeiramente agradecer a Deus e depois agradecer todas as pessoas que nos ajudaram a chegar ao final do ano com resultado positivo. Fale sobre o repasse por fidelidade que é realizado no mês de dezembro aos associados?
Mediante ao desafio, o leite foi razoável até o mês de maio, após esse período começou a entrar em queda e com isso, foi baixando tanto, que chegou nos últimos quatro meses do ano, praticamente em crise. Tivemos que bancar parte do leite para que nossos cooperados não sofressem tanto. Com essa ação que foi necessária fazer, no que se refere, ter retirado uma grande parte do resultado para bancar o leite nos últimos meses de 2023, fizemos o repasse em valor menor, porém, fizemos com o “pé no chão”, preservando o caixa da Cooperativa, preservando a solidez da cooperativa, porque precisávamos mantê-la sólida e ao mesmo tempo eficaz, tendo em vista que, a cooperativa é muito importante e necessária para a população, principalmente para o pequeno produtor. Mediante esse cenário, ainda, com tanta dificuldade, fizemos o repasse que foi tão importante, principalmente para que nossos cooperados tivessem um Natal melhor, sinal disso, não abatemos o valor do repasse por fidelidade nos débitos de ninguém, para que ninguém passasse o Natal, sem a sua cesta ou seja, para que tivessem a oportunidade de ter o dinheiro para fazerem seu Natal. Portanto, mediante as dificuldades o resultado da cooperativa em 2023, foi ainda muito positivo.
Quais as expectativas previstas para 2024 em prol dos cooperados?
Sabemos que diante do momento político que tivemos, bastante conturbado, no primeiro momento, o excesso de importação que atrapalhou muito em 2023, questão do leite, depois tivemos uma crise climática muito severa no final do ano de 2023, mas, 2024 já começa com boas expectativas, começa com chuva é um momento que já começa com recuperação. Trabalhamos muito, pedindo aos cooperados que tivessem persistência, bastante “pé no chão” para que conseguíssemos vencermos esse momento de dificuldade. Creio que a partir do mês de fevereiro e março/2024.
Que avaliação o senhor faz sobre as demais áreas comerciais da Coopervap?
Valdir Rodrigues: A Cooperativa vive um momento bom, quando relaciona a cooperativa com os outros setores, a cooperativa está indo bem, com outros segmentos e graças a reestruturação da cooperativa, conseguimos chegar no final do ano com resultado positivo. Podemos afirmar que a cooperativa vem a cada dia se reestruturando cada vez melhor, sobretudo, com a mudança de sistema. Essa mudança foi o grande norte que a cooperativa obteve, tivemos uma política interna fiscal mais eficiente, mais trabalhada e graças ao setor fiscal e contábil e também o setor quando relaciona a cooperativa com os outros setores, a cooperativa está indo bem, com outros segmentos e graças a reestruturação da cooperativa, conseguimos chegar no final do ano com resultado positivo. Podemos afirmar que a cooperativa vem a cada dia se reestruturando cada vez melhor, sobretudo, com a mudança de sistema. Essa mudança foi o grande norte que a cooperativa obteve, tivemos uma política interna fiscal mais eficiente, mais trabalhada e graças ao setor fiscal e contábil e também o setor administrativo da cooperativa, ficou mais eficiente, mais afinado com as normativas e graças a todos os setores comerciais, aconteceu uma evolução muito grande e positiva na cooperativa, quando se fala na sua totalidade.
A Coopervap que está há 60 anos no mercado é genuinamente paracatuense e muito importante para o município, região, enfim para o Brasil?
Valdir Rodrigues: Sim. A cooperativa é importante assim como as empresas também são, porque elas têm um papel social muito eficaz de emprego e renda, a Coopervap ajuda assegurar mais de 1.500 famílias no campo. Captamos leite em mais de 1.500 famílias, sem falar da quantidade de produtores de grãos, os pequenos e os intermediários que também fazemos negócios com eles, subsidia a questão financeira, vendemos insumos no início da safra para recebermos no final dela. Temos também o papel, além de gerar empregos diretos e indiretos, assegurar famílias no campo, contribuir para que Paracatu seja uma das melhores cidades do Brasil para morar e trabalhar. Avaliamos a cooperativa com a nota 10, precisamos continuar aperfeiçoando, mas aonde chegamos, demos um grande passo para tornar a cooperativa mais sólida, firme, oferecendo mais empregos diretos como indiretos, assegurando mais pessoas no campo, fazendo mais negócios, esse é o caminho da cooperativa.
Mensagem a população:
Valdir Rodrigues: Agradecemos todas as pessoas da diretoria, conselheiros, associados, colaboradores, parceiros e clientes, junto com esse agradecimento, dizer que temos que sermos mais eficientes e organizados, produzir de forma organizada, respeitando o meio ambiente, respeitando as normativas que existe para preservar o meio ambiente e ao mesmo tempo, estarmos sempre afinado com o mercado e sobretudo, fazer gestão de seus negócios, digo aos nossos produtores e a população de Paracatu que é só fazendo uma boa gestão que chegamos ao resultado esperado.
Fonte: Jornal da Cidade