O Vereador Glewton de Sá (PMDB) usou a tribuna da Câmara para fazer um alerta e propor medidas que irão minimizar os impactos da Mineração no Meio Ambiente e ao mesmo tempo assegurar aos moradoras dos bairros vizinhos que não sofrerão com a eventual poeira e outros resíduos prejudiciais à saúde humana.
Durante a sua fala, Glewton apresentou projeto que propõe mudança no anexo 1 do Zoneamento Urbano da cidade, pois segundo ele, o resultado apresentado pela empresa que realizou este trabalho para o Município não condiz com a realidade, pois em alguns locais a mina está a menos de 300 metros das residências.
“-A Mina da Kinross está invadindo a cidade e é preciso que a gente busque alternativas pra não deixar que a pujança do desenvolvimento ou a exploração mineral ameace vidas humanas.” Afirmou Glewton que ainda se antecipou a questionamentos sobre a aquisição de novas áreas pela Mineradora: “-Eu não questiono as negociações entre a empresa e moradores, quem quer vender, ou quem quer comprar, só estou cumprindo o meu papel de Vereador, pois quem me confiou o voto espera isso de mim.” Finalizou.
O vereador disse que é preciso a mudança do anexo para se definir, demarcar e preservar as áreas verdes que ainda existem nas proximidades da Mina e dos bairros adjacentes.
Glewton ainda comentou que a Campanha da Fraternidade da CNBB levanta a questão da preservação da vida: “-Em 2011 a CNBB enfatizou na Campanha da Fraternidade a preservação do meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. E nós não podemos deixar de lado o que está acontecendo tão perto de nós. Precisamos buscar equilíbrio entre o crescimento da cidade e a preservação da vida.” Enfatizou o Vereador Glewton de Sá.
Foto 1 e 2: Vereador Glewton
Foto 2: Imagens de Satélite da Cidade de Paracatu
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.