Aconteceu nesta segunda e terça-feira (21 e 22 de março), na Comunidade Nsa Sra da Piedade no Alto do Córrego, em Paracatu a reunião geral dos Sacerdotes da Igreja Católica da Diocese.
Durante o encontro, o Bispo diocesano, Dom Leonardo, observou que a Igreja Católica e as demais igrejas cristãs, ao proporem o tema Fraternidade e Vida no Planeta para a Campanha da Fraternidade deste ano, oferecem subsídios claros para a reflexão em torno da preservação da vida na terra. Ele mostrou em linhas gerais o que diz o texto base da campanha cujo tema é: "Fraternidade e Vida no Planeta" e o lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).
Segundo Dom Leonardo, as reuniões são realizadas para se garantir a unidade dos trabalhos da Igreja e orientação dos Padres, já que a Diocese de Paracatu é uma das maiores do estado em termos de distância. “-Queremos ser uma Igreja viva, atuante, autêntica “discípula missionária”. Impõe-se então uma verdadeira “conversão pastoral e missionária” das pessoas e também de nossas instituições e estruturas eclesiais. Devemos passar da pastoral de mera conservação para uma nova visão e atitude pastoral, que integre compromisso sincero e impulso missionário, em atendimento às exigências da Conferência de Aparecida.” Afirmou o Bispo da Diocese de Paracatu.
Padre Wagner José dos Santos, Reitor do Seminário João XXIII, se mostrou satisfeito com os resultados desta reunião, já que os Padres estão tratando dos temas propostos pela Comunidade na Assembléia Diocesana. “-Ha 2 anos que, em nossas reuniões estamos estudando as questões apresentadas pelas pastorais e movimentos de nossa Diocese e esses estudos após concluídos darão origem a um documento com orientações para os trabalhos pastorais.” Disse Padre Wagner.