Na última semana, aconteceu na Escola Técnica Multi Tech um seminário para os alunos dos cursos de Mineração e Segurança no Trabalho, com palestras ministradas pelos psicólogos Larissa Corrêa e o professor Bruno Peres, que teve como tema central a “Inteligência Emocional”.
O assunto, considerado de extrema importância na formação pessoal e profissional nos dias de hoje foi abordado de forma simples e levou os alunos ao entendimento individual de suas emoções, e um posicionamento mais assertivo em tomadas de decisões que irão implicar em acertos para um futuro melhor e de sucesso.
“A mudança de comportamentos é essencial para uma vida de saúde mental mais saudável, e com toda certeza uma vida social e profissional melhor.” relatou o professor Flávio Lopes, um dos organizadores do evento.
Nessa palestra foi enfatizado a empatia, que segundo os palestrantes nos compromete a buscar entender o próximo e suas emoções, e também a melhorar nossas conexões e relacionamentos.
Segundo o professor Bruno Peres a palestra teve o intuito de abordar a importância da inteligência emocional, para se alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional.
“Às vezes sempre focamos nas nossas habilidades técnicas, e esquecemos as habilidades básicas como a importância de se ter uma boa comunicação, desenvolver habilidades de resolução de conflito, fazer uma auto análise sobre nossos sentimentos, impor limites naquilo que nos afeta negativamente. ” relatou Bruno
Segundo Bruno dentro da palestra também foi abordado questões sobre a utilização da inteligência emocional no mercado de trabalho e como pode ter um impacto muito grande nas habilidades técnicas dos alunos. “A inteligência emocional vai nos acompanhar ao longo de toda a nossa vida e as pessoas que a desenvolvem se dão melhor em todas áreas da vida. Hoje as pessoas são contratadas pelas competências técnicas e mandadas embora por falta de inteligência emocional.” finalizou Bruno.
“A inteligência emocional envolve identificar nossos sentimentos e tomar decisões adequadas, realizar uma auto avaliação de si mesmo, pergunte-se por que certas emoções o afetam e também procurar entender as emoções dos outros” disse a psicóloga Larissa Corrêa em entrevista.
Ela finalizou dizendo que existem algumas etapas que podem nos ajudar desenvolver Inteligência Emocional: o autoconhecimento, o controle emocional, a automotivação e a habilidade de relações interpessoais.