No próximo 1º de outubro acontecerão as eleições para novos conselheiros do Conselho Tutelar de Paracatu. As eleições ocorrerão na Escola Estadual Antônio Carlos, das 8h às 17h. Todo eleitor que esteja regularizado com a justiça eleitoral poderá votar e ajudar a escolher os novos conselheiros. Ao todo, serão 16 candidatos concorrendo a 5 (cinco) vagas para titular de conselheiro tutelar e 5 (cinco) vagas para suplente. O mandato tem duração de 4 anos, com início no dia 10 de janeiro de 2024.
As eleições do Conselho Tutelar são um momento crucial para a sociedade exercer seu papel de cidadania e garantir a proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente. Por mais que o voto para conselheiro tutelar não seja obrigatório, ele continua sendo muito importante, saiba porquê: Esse órgão é fundamental para assegurar que os jovens tenham uma infância saudável, livre de violência e abuso, além de receberem o suporte necessário para seu desenvolvimento pleno.
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tem como principal missão zelar pelo cumprimento dos direitos infanto-juvenis, atuando de forma preventiva e intervindo sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados. Os conselheiros tutelares são eleitos diretamente pela população e exercem um papel de extrema relevância na comunidade.
Conheça os candidatos clicando no Link:
Fonte: Prefeitura de Paracatu
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)