A primeira casa construída no Noroeste de Minas utilizando garrafas plásticas já é realidade, em Paracatu. São 80 m² de área construída, que se transformaram em sala, cozinha e quarto com suíte. Faltam apenas alguns detalhes no acabamento para que a construção, iniciada há três meses fique pronta.
Foram utilizadas mais 6.500 garrafas pet de dois litros, cheias de areia, para levantar as paredes e mais 3.200 garrafas de 600 ml, usadas no pilares de sustentação.
No telhado foi utilizado madeira de eucalipto e telhas de antigas casas demolidas. O piso recebeu tijolos de carvoarias. As portas e janelas são de madeira rústica. A iluminação virá da energia solar e a água será bombeada de uma cisterna. Para aquecer a água do chuveiro, será instalado um kit confeccionado com garrafas pet e embalagens tipo Tetra Pak.
Ansiedade – A idéia é do presidente do Movimento Verde de Paracatu – Mover, Antônio Eustáquio Vieira – o Tonhão, que está construindo a casa na sede da entidade, que fica no bairro Alto do Córrego. Um investimento de mais de 15 mil reais. Uma iniciativa louvável que deixa a cidade limpa e preserva o meio ambiente.
Sebastião Ferreira da Silva, 50 anos, o caseiro do Mover, vai entrar para história como o primeiro morador da casa. Solteiro, ele não vê a hora de entrar definitivamente para dentro da residência. “Estou muito ansioso para mudar e desfrutar dessa nova morada” comentou Sebastião.
Desde quando começou a ser construída, a casa tem chamado a atenção da população. Volta e meia, o Mover recebe visitantes que vêm conhecer a casa ecológica. “Nunca havia visto isso antes e achei superinteressante. Estou encantada. Se pudesse construiria uma para mim e minha família morar”, disse a técnica em enfermagem Luciene Costa, de Brasília. “Quando vi falar nessa casa não acreditei e vim conferir de perto. Realmente é uma maravilha”, comentou a doméstica Paracatuense Leandra Castro.
Prêmios – Mas não foi apenas a comunidade que se encantou com a casa ecológica, a entidade ambientalista Zeladoria do Planeta, com sede em Belo Horizonte, também reconheceu o valor da idéia e agraciou o Mover com o Prêmio Gestão Ambiental 2010. Na mesma solenidade, realizada em 10 de dezembro do ano passado, o Mover recebeu também o troféu de destaque em reconhecimento aos trabalhos que vem desenvolvendo em favor da preservação do meio ambiente.
Segundo Tonhão, presidente da entidade, esse é mais um reconhecimento gratificante, pois o Mover tem realmente se destacado na defesa dos recursos naturais e do meio ambiente em todo o Estado de Minas Gerais.
Leia esta matéria completa e outras especiais na Edição número 390 do Jornal O Movimento