Audiência Pública elabora pauta de prioridades no Trânsito de Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
A pedido do Vereador Dênis Brasileiro (Republicanos), a Câmara de Vereadores de Paracatu realizou através da Comissão de Segurança Pública, uma audiência pública com vistas a executar ações que possam ir além das reuniões, debates e campanhas de conscientização sobre o trânsito.
“-A idéia é aproveitar o momento de conscientização do maio amarelo e resumir as ações práticas que estejam ao nosso alcance e correr atrás do que não for nossa responsabilidade para que possamos reduzir a quantidade de acidentes e mortes do trânsito, seja nas rodovias e também dentro da cidade,” justificou Dênis.
Dada a palavra ao Comandante do 45º Batalhão de Polícia, Ten Cel Sandro Nunes de Paiva, os Vereadores e representantes do executivo ouviram a percepção do Militar sobre o assunto com muita sinceridade.
“-Eu vejo muita falácia, muito desconhecimento no que diz respeito a trânsito e segurança pública mas não dá pra encarar o trânsito como algo trivial e soluções pontuais só vai trazer mais problemas e alimentar ainda mais esse monstro que estamos alimentando. No trânsito não se admite gambiarra.” Alertou o comandante.
“-Mudar um semáforo, mudar uma placa não vai resolver o problema do trânsito em Paracatu. É preciso de um plano aprofundado de mobilidade urbana. Paracatu é uma cidade que não comporta por exemplo uma garagem de ônibus Garagem de ônibus onde se tem uma unidade de segurança pública e a possibilidade de fechamento do trânsito para a Prefeitura, para o Centro e para o Paracatuzinho,” alertou Paiva lembrando a polêmica instalação da garagem de ônibus da Expresso Planalto, instalada em área pública onde seria parte do Parque Linear e que avançou para uma área de preservação permanente às margens do Córrego Rico entre o Arraial D’angola e Bairro Prado.
O Secretário Municipal de Transportes, Gabriel Claudino, admitiu as deficiências apontadas pelos Vereadores e autoridades que o antecederam mas também foi firme ao repetir que “o município não consegue fazer tudo que lhe é cobrado sozinho” e que é necessário o comprometimento de todos, principalmente os usuários das vias.
“-Estamos falando de mais de 200 anos de história de uma cidade que não foi planejada que possui ruas estreitas, com difícil acesso e a gente não consegue resolver isso com 2 anos e meio de gestão. Nós temos hoje cerca de 70 mil veículos rodando em uma cidade que não foi planejada.” Lembrou o secretário chamando todos os presentes para a responsabilidade.
“-A gente precisa de uma ação mais efetiva da Polícia Militar, precisa de mais recurso, precisa de conscientização de pedestre, motoristas, precisa da aprovação do plano de mobilidade, ou seja, é um trabalho conjunto. Não adianta só cobrar do poder público. O pessoal de Paracatu quer um trânsito de cidade grande com mentalidade de cidade pequena,” afirmou Gabriel.
Após a fala de Gabriel, que tocou também no assunto do fechamento do Largo do Rosário, o Vereador Paulinho do Transporte (PSDB), expôs sua preocupação com divergências internas na Prefeitura de Paracatu que podem estar causando prejuízos à população.
“-Te parabenizo pela atitude de falar sobre o assunto e essas divergências mostram que as coisas não estão interagindo dentro da Prefeitura porque como um Secretário inicia uma obra sem o aval da Secretaria de Transporte? E agora vai desmanchar tudo e o prejuízo vai ficar pra quem? Pra nossa população.” Lamentou Paulinho.
Presente na audiência, o Superintendente Municipal de Segurança Pública, William Amorim, enumerou as melhorias que a superintendência de segurança tem alcançado para o município.
“-O trânsito é uma das nossa preocupações porque o trânsito é um gargalo para outros problemas de segurança, mas eu quero garantir que nós temos trabalhado muito e prova disso é a nova delegacia, a reforma da base da polícia militar rodoviária, o projeto de guarda municipal, entre outros tantos projetos que já estão dando frutos para a nossa comunidade.” Lembrou Willian Amorim.

Ao final, o autor do requerimento Dênis Brasileiro considerou satisfatória a audiência e considera que será possível “consolidar uma pauta (exequível), para que possamos buscar no decorrer do ano, a fim de melhorar a segurança no trânsito.”


Por: Daniela Pereira

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________

#Sandman #Euphoria #Dahmer #TheBoys #news #blog #comunica #not #reporter #a #midiadigital #noroestemineiro #facebook #youtube #tradutor #google #hotmail #mercadolivre #whatsapp #gmail #globo #uol #google #tradutor #previsãodotempo #olx #traduzir #netflix #yahoo #messenger #jogos #instagram #whatsappweb #outlook #clima #minecraft #bol #covid19 #coronavirus #pandemia #paracatu #paracatumg
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button