O Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu – dá início às atividades, levando para a cidade mineira, de maneira inédita, a exposição “Portinari Negro”, que reúne 42 reproduções das obras de Candido Portinari. A seleção e curadoria são do fundador e Diretor-Geral do Projeto Portinari, João Candido Portinari, filho do artista. A abertura será no dia 22 de maio, segunda-feira, às 19h, na Praça da Matriz de Santo Antônio. Logo a seguir, às 19h30, acontece a palestra do Coordenador Educativo do Projeto Portinari, Guilherme de Almeida, mediada pelo Curador do Fliparacatu, o jornalista Tom Farias, na Câmara Municipal da cidade. Tanto a exposição – que fica até 30 de agosto – quanto a palestra, têm entrada gratuita.
A inauguração da exposição, quatro meses antes da abertura oficial do evento, tem caráter didático e educacional. Ela ocorre em função do Concurso de Redação, que terá o seu Edital lançado com o tema do Festival: “Arte, Literatura e Ancestralidade”. Com prêmios em dinheiro, crianças e jovens deverão percorrer a exposição e fazer uma redação, em sala de aula, para concorrer.
O Festival Literário de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontece entre os dias 23 e 27 de agosto, no Centro Histórico da cidade.
“Quando a Cultura e a Educação se encontram por meio da arte, os resultados podem ser surpreendentes. Colocar estudantes em contato direto com as obras de Portinari é proporcionar uma experiência além das salas de aulas, com potencial de impacto significativo na vida estudantil. Estamos muito felizes em proporcionar essa iniciativa”, comenta Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross.
Portinari Negro – A Exposição
Parte da programação da primeira edição do Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu –, a exposição “Portinari Negro” acontece de 22 de maio a 30 de agosto, na Praça da Matriz. No total, são 42 reproduções de obras do artista que retratam a realidade de grande parte da população negra no Brasil, exibidas em estruturas de dois a três metros de altura, dando a ideia de um museu a céu aberto.
“A arte sempre foi uma forma poderosa de expressão e de luta por justiça social. E não poderia ser diferente com a obra de Candido Portinari, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, que foi um combatente incansável contra o racismo e a desigualdade social. É por isso que a exposição "Portinari Negro" é tão importante”, destaca Afonso Borges, curador e presidente do Fliparacatu.
Para a exposição, as obras serão feitas em lonas impressas, com os arquivos fornecidos por João Candido Portinari, tutor da obra do pai. Entre os destaques da exposição estão pinturas como "Retirantes" e "Cana-de-Açúcar", que mostram a dura vida dos trabalhadores rurais, muitos deles negros, que foram explorados durante séculos no país. Além de obras que retratam a cultura afro-brasileira, como "Samba" e "Festa de São João”, há também obras que abordam questões mais profundas do racismo estrutural, como é o caso de "Café", de 1935. O que nos chama a atenção são as dezenas de mulheres negras representadas por Portinari, em que, na maior parte das obras, são retratadas como o esteio e força familiar e das crianças.
Para o curador Tom Farias, a exposição também é uma oportunidade única para os paracatuenses e visitantes se confrontarem com a realidade do racismo estrutural no Brasil e refletirem sobre o papel da arte e de cada um de nós no combate a esse perverso sistema. "Portinari foi um artista engajado, que usou sua arte como forma de denunciar as injustiças e de lutar por um mundo mais justo. Esperamos que a exposição ajude a sensibilizar as pessoas para a importância da luta antirracista e para o importante papel desempenhado pelo artista nessa luta”, afirma.
O Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu – terá como tema “Arte, Literatura e Ancestralidade”. Na programação, haverá lançamentos de livros, debates, oficinas e apresentações artísticas, inclusive com a presença de escritores e artistas locais, que serão divulgados em breve.
Todas as atividades do evento têm entrada gratuita.
Mais informações sobre a programação do Festival nas redes sociais @fliparacatu e no site fliparacatu.com.br
Serviço:
Fliparacatu apresenta a exposição "Portinari Negro"
Data: 22 de maio a 30 de agosto, na Praça da Matriz de Paracatu-MG.
Fonte: Fliparacatu
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.