No rodapé do release veiculado à imprensa, a Polícia Militar informou que estará intensificando o trabalho preventivo contra o uso do cerol. No texto, é ressaltado que o uso de substância cortante em linhas de pipa é proibido pela lei 14.349/02, e a legislação será aplicada em Paracatu.
Por telefonema, o Tenente Stefhan – representante da Assessoria de Comunicação do 45º BPM – informou que a atenção da PM foi voltada para o assunto após cidadãos denunciarem que a prática é recorrente na cidade de Paracatu. O tenente informou ainda que já houveram casos de pessoas com ferimentos leves na cidade. “Como é uma época de férias e de ventos favoráveis, algumas crianças utilizam o cerol para soltar pipa (…) nosso objetivo é conscientizar os jovens e os pais dos perigos desta prática”.
O Tenente Stefhan finalizou informando que todo material apreendido é incinerado no 45º BPM
Brincadeira fatal
Nesta época são comuns os casos em que a mistura de linha, cola-madeira e vidro moído acarreta acidentes graves. Só este ano, já foram registrados diversos casos em todo Brasil, inclusive com vítimas fatais.
Na maioria das vezes, as vítimas são motoqueiros e ciclistas. A combinação de alta velocidade com uma linha quase invisível e altamente cortante é assustadora só de pensar. Na prática, o corte profundo causado no pescoço quase sempre é fatal.