A Casa Kinross, que abriga um rico acervo sobre o município de Paracatu, está de portas abertas para receber visitantes e moradores da cidade. O espaço foi criado em 2017 com o objetivo de valorizar a cultura local, promover a convivência entre paracatuenses e o diálogo com a comunidade, além de incentivar o conhecimento e contribuir para a preservação da memória do município. A Casa esteve fechada durante a pandemia, seguindo as medidas de segurança de saúde pública.
Com a reabertura, desde abril, mais de 700 visitantes já conferiram a exposição permanente, que conta a história da cidade desde os tempos do Brasil colonial. A mostra destaca marcos históricos importantes, como o ciclo do ouro, a passagem dos bandeirantes pela região, a presença indígena e da mão de obra escravizada, a vocação agropecuária e outros acontecimentos marcantes em mais de 200 anos de história.
O acervo da Casa Kinross, desenvolvido em parceria com o Museu da Pessoa, hoje é referência na cidade. Um dos pontos altos é a memória oral de episódios que ajudam a desvendar o modo de vida de Paracatu, registrada por meio de histórias e testemunhos que fazem parte da construção da memória coletiva e da identidade do município. Dois dos andares da casa são voltados para a convivência com a comunidade em espaços como a sala de exposição, a sala de audiovisual e a sala de convivência.
Lorena Oliveira, 23 anos, moradora da comunidade São Domingos, frequenta a Casa Kinross desde a sua inauguração. Ela diz que o espaço desperta nela um orgulho de pertencer a uma cidade importante de Minas Gerais, que é berço de sua ancestralidade.
A diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, idealizadora da iniciativa, destaca a importância do espaço para a valorização da história e da cultura local, bem como para a promoção da educação patrimonial na região. “A Casa Kinross, viabilizada pelo programa Integrar, também apoia e abriga muitas ações importantes nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda”.
A Casa Kinross fica na Rua Rio Grande do Sul, 700, próxima ao centro histórico. As visitas acontecem em grupos e devem ser agendadas previamente pelo email [email protected].
Fonte: Bruno Mafra
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.