Com o tema: Desenvolvimento, inovação e retomada econômica, a Prefeitura de Paracatu, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e parceiros, realizou Conferência de Desenvolvimento Sustentável, com participação de autoridades do executivo, legislativo, empresários de diversos setores, com vistas à ouvir da comunidade, sugestões para construção de um Planejamento Sustentável para os próximos anos no município de Paracatu.
Desenvolvimento sustentável é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de um sistema de consumo em massa no qual a preocupação com a natureza, via de extração da matéria-prima, é máxima.
Durante abertura, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Sr. Ailson Rodrigues, destacou a importância da união de esforços para um trabalho integrado que gere resultados reais para o município.
“-Quando a gente fala renovar não estamos falando em reinventar ou falando que nada foi feito anteriormente, mas sim que os grandes acontecimentos surgem a partir de desafios e até de dificuldades que são encaradas por todos de forma conjunta. Vejam por exemplo o que a pandemia mostrou os nosso limites mas também o nosso potencial de crescer, de inovar. Só tem um jeito de irmos longe, é irmos juntos.” Afirmou.
Lorena Milan, Analista Técnica do SEBRAE destacou o apoio da entidade às ações que promovam soluções que poderão ser moduladas de acordo com as necessidades e vocações de cada região. “-O SEBRAE apoia muito iniciativas neste sentido que promovam a transformação econômica dos municípios por meio da implantação de um conjunto de ações estratégicas,” disse.
O Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Dr. Ronaldo Dilascio, além da sua mensagem inicial, antecipou uma iniciativa do Conselho que irá segundo ele, conectar todos os movimentos de inovação e fortalecimento.
“-A idéia do INOVATU é fortalecer um ecossistema, o fortalecimento das empresas locais, criando valor agregado com vistas a atuação nacional e até internacional”, explicou Ronaldo.
Em uma das apresentações com o tema: “Inserindo as cidades na agenda global de desenvolvimento sustentável”, o Palestrante Anderson Cabido, lembrou as transformações que o mundo vem sofrendo e falou das alternativas de ações locais ligadas ao clima, aos recursos naturais e ao desenvolvimento. “-Para se enfrentar os problemas ambientais globais é preciso que o Município assuma uma posição de protagonismo.” Afirmou.
Na sequência, palestra trouxe o tema: “Transformação territorial sustentável – Integrando as Inteligências Locais”, conduzida pela professora Regina Helena Alves da Silva.
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.