Programa Integrar atua na conscientização ambiental de alunos em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Em 2019, o Centro Municipal Educacional Coraci Meireles de Oliveira, em Paracatu, encontrou uma forma criativa e sustentável de revitalizar o jardim da escola. Pneus velhos que seriam descartados na natureza ganharam novos sentidos, ao serem usados como equipamentos de decoração. A boa ideia, com o envolvimento de alunos e de toda a comunidade escolar, além de deixar a escola mais bonita e agradável, foi vencedora do Prêmio Verde daquele ano e deixou uma semente importante, ao despertar a consciência ambiental dos envolvidos.

A ideia vencedora concorreu com outras iniciativas relevantes, como propostas de criação de hortas, composteiras e reaproveitamento de óleo para a produção de sabonetes e detergentes. À época, os projetos envolveram cerca de 1600 crianças e adolescentes.

O Prêmio Verde é uma das muitas realizações do eixo Meio Ambiente do Programa Integrar, plataforma de investimento social da Kinross que completa dez anos em 2021 e que investiu nesse período cerca de R$ 30 milhões em projetos na área de Educação, Cultura, Meio Ambiente (ou Educação Ambiental) e Geração de Trabalho e Renda em Paracatu.

A ideia desse eixo, que abrange a cada ano nove escolas públicas da cidade, é fazer com que crianças e adolescentes saibam desde cedo da importância dos cuidados com o meio ambiente e de um planeta sustentável. O Integrar Educação ambiental atua como parceiro da nova geração, através da comunidade escolar, contribuindo com a formação de pessoas mais conscientes.

A lista de atividades é extensa. Elas envolvem os estudantes do ensino fundamental em ações práticas em um processo de aprender fazendo. Uma das ações é o Integrar na Praça. Suspenso durante a pandemia, o projeto leva oficinas sobre meio ambiente para as praças de Paracatu, onde também são distribuídas mudas. Há oficinas sobre compostagem, produção de mudas, separação de resíduos sólidos e informações sobre aquecimento global.

Como gestora da Coraci Meireles, Laiza Rodrigues Alves ressalta a importância de a escola abordar o tema consciência ambiental desde cedo, possibilitando aos alunos uma aprendizagem consciente de forma prazerosa.

“Para a escola é de suma importância esta formação, uma vez que a educação ambiental é um processo de reeducação constante, responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e sociais, buscando assim a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade”, diz ela.

Ela conta que o projeto de revitalização do jardim, chamado de " Educando para a Cidadania Global", foi uma experiência muito positiva, capaz de despertar a consciência ambiental, deixando marcas positivas. “O nosso trabalho em equipe, sempre foi pautado em uma dinâmica de cooperação e ajuda mútua, que foi o que possibilitou a conquista do Prêmio Verde 2019”.

Segundo Laiza, a Kinross tem realizado ações importantes em toda a cidade que visam à conscientização ambiental com processos de reeducação responsável para formar indivíduos conscientes e preocupados com os problemas ambientais e sociais, impactando de forma positiva o pensamento crítico da população.

As ações de educação ambiental do Integrar são feitas a partir de alinhamento com a Secretaria Municipal de Educação. Há parcerias também com o Parque Estadual de Paracatu. Criado como compensação ambiental de projetos da Kinross, o parque, de 6.400 hectares, se abre para os estudantes nos eventos finais do ano escolar com a realização de piquenique com os alunos e ensinamentos sobre fauna e flora. É no Parque também que é realizado o projeto “Observação de Aves”, no qual a comunidade paracatuense é convidada a conhecer a riqueza do mundo das aves e da fauna do bioma cerrado. Corrida da Água, realizada em março, Trilha Ecológica e Bike do Cerrado são outros eventos do eixo Meio Ambiente que acontecem dentro do parque e são importantes para a cidade.

Júnia Miranda, gerente do parque e entusiasta da educação ambiental para todos, diz que a Kinross tem feito a diferença para realização das atividades. “A Kinross monta toda a estrutura e temos a oportunidade de mostrar nossa unidade para toda Paracatu. A parceria é muito importante. A gente não faz nada sozinho”.

Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, reforça a importância das parcerias para realização das ações do programa Integrar. Especialmente sobre o eixo Meio Ambiente, ela destaca a estratégia de sensibilizar estudantes do ensino fundamental sobre a importância de todos contribuírem para uma sociedade mais sustentável. “Eles são excelentes multiplicadores de boas práticas”, diz.  
 
Fonte: Oficina Ci – Fábia Prates

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button