Mineradora promove formação para resgatar história de quilombolas em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Em parceria com o Museu da Pessoa, a Kinross vai promover um treinamento para capacitar 20 quilombolas a contar a história do seu grupo. O curso “Memórias da Comunidade Quilombola de Paracatu”, acontece nos dias 14 e 16 de outubro, na Casa Kinross, das 18h30 às 20h30.

Vinte pessoas participarão da formação na metodologia de contar, por meio de depoimentos gravados em vídeo, a história de suas respectivas comunidades. A formação é destinada às comunidades quilombolas São Domingos, Amaros, Machadinho, Pontal e Cercado.

Após a captação dos depoimentos serão feitos 20 vídeos. A ideia é que sejam expostos futuramente. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 20.4741), por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com o patrocínio da Kinross e realização do Museu da Pessoa. "Registrar a memória da comunidade quilombola de Paracatu contribui com o compromisso do Museu da Pessoa em fazer das histórias de vida um antídoto contra a intolerância", explica Karen Worcman, fundadora do Museu da Pessoa. 

O Museu da Pessoa tem como missão transformar a história de vida de toda e qualquer pessoa em patrimônio da humanidade. Em Paracatu, junto com a comunidade, ele vai registrar, preservar e disseminar a história local produzida pelos próprios moradores, possibilitando que o projeto tenha continuidade e que a própria comunidade se torne responsável pela suas memórias.

“Essa iniciativa é muito importante para a preservação da nossa história e cultura, algo que está se perdendo com a partida dos mais idosos, pois nossa história é viva, transmitida oralmente”, afirma Irene dos Reis de Oliveira, presidente da Associação Comunitária e defensora e representante dos direitos dos quilombolas do São Domingos Paracatu. 

A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Rosilene Bispo de Jesus, afirmou que as comunidades sairão fortalecidas após essa formação. “O vínculo com o nosso território ficará ainda mais forte, principalmente para os mais jovens", afirma Rosilene.

Para a Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross Paracatu, Ana Cunha, a capacitação será importante para a memória das comunidades quilombolas. “É uma satisfação fazer parte desse projeto tão importante sobre a memória e tradições das comunidades quilombolas da nossa cidade. Será uma construção coletiva reunindo a metodologia desenvolvida pelo Museu da Pessoa, as histórias de vida de cada grupo e a Kinross viabilizando o projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Vários parceiros se uniram com o objetivo comum de valorizar e empoderar socialmente essas comunidades por meio da cultura. Esse é um formato de projeto que gostamos de fazer parte", reitera.

Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991 com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades.
 
Fonte: Fábia Prates @oficina.ci

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button