Ex-vereadores e ex-assessora da Câmara de Paracatu são condenados por rachadinha

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Os ex-vereadores João Batista Guimarães Dias e Ragos Oliveira dos Santos e a ex-assessora parlamentar, M.A.A.C., da Câmara de Paracatu foram condenados por improbidade administrativa pela prática conhecida como “rachadinha”. A condenação foi divulgada na sexta-feira (24). O Ministério Público de Minas Gerais informou apenas as iniciais do nome e sobrenome da ex-assessora.
A “rachadinha” é o nome popular dado para o desvio de salário de assessor parlamentar. Na prática, o assessor transfere uma parte ou todo o salário para o político que o contrato em acordo estabelecido previamente.
Os ex-parlamentares tiveram os mandatos cassados em 2019. Ragos foi cassado por quebra de decoro parlamentar e improbidade administrativa, enquanto que João Batista foi cassado por quebra de decoro.
Condenação
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as provas comprovaram que em 2018, os ex-vereadores receberam vantagem patrimonial ilícita direta. À época, Ragos Oliveira exercia o cargo de presidente da Câmara.
As investigações apontaram que ambos atuaram na exoneração da ex-assessora parlamentar e nomeação dela para o cargo de assessora especial na Escola do Legislativo, sem que ela tivesse aptidão para a vaga, que nunca chegou a desenvolver atribuições próprias para o cargo.
À Justiça, a ex-assessora afirmou que realizou empréstimo de R$ 29.530,00 a partir da utilização de 25% da remuneração a pedido dos parlamentares. O valor teria sido usado para o pagamento de uma dívida de João Batista com Ragos Oliveira.
Segundo a decisão judicial, os agentes públicos municípios à época, agiram com consciência e vontade para obtenção de vantagem patrimonial ilícita. Assim, ambos foram condenados a perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por 10 anos, multa civil e proibição de contratação com o Poder Público.
Já a ex-assessora recebeu a mesma condenação dos políticos, porém, perdeu os direitos políticos pelo prazo de 8 anos.
O que disse as defesas
Em nota, a advogada de João Batista, Dra Edna Castro, afirmou que a condenação foi injusta, pois o ex-vereador quitou o débito contraído com a ex-assessora e que, por isso, vai recorrer da decisão. "Estou trabalhando no recurso e acredito na reforma da decisão", disse.
Também em nota, a defesa de Ragos Oliveira alegou que o empréstimo foi para realizar o pagamento de dívida vereador com o então presidente da Câmara e que por isso o MPMG alegou a prática de "rachadinha". No entanto, na ausência de provas nos autos, a sentença de condenação foi por suposta improbidade administrativa.
"Diante das provas contidas no processo e do equívoco que entendemos ter incorrido a sentença, bem como o entendimento do Tribunal de Justiça Mineiro acerca da impossibilidade de manutenção da condenação sem a existência de um acervo probatório robusto, a defesa está preparando o recurso para o TJMG, na expectativa de que o mesmo será provido", afirmou a advogada de Ragos, Isabelle Fagundes.
Segundo o advogado da ex-assessora M.A.A.C., Rafael Magalhães de Castro, a defesa respeita a decisão do Judiciário, porém, recorrerá do resultado.
Entenda o caso
A condenação é resultado de investigação de esquema de “rachadinha” que resultou na cassação dos mandatos de João Batista Guimarães Dias e Ragos Oliveira dos Santos em dezembro de 2019. No mesmo ano, durante a Operação “Deuteronômio”, Oliveira chegou a ser preso por possíveis fraudes em licitações.
Pela prática de “rachadinha”, João Batista não chegou a ser preso, mas foi afastado das funções parlamentares por decisão judicial. Batista foi julgado por quebra de decoro até o mandato ser cassado.

Fonte: G1

____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estág

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button