Paracatu é incluída no PAC das cidades históricas

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Paracatu finalmente será incluída no Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas. A medida foi anunciada em reunião da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, realizada na Casa de Cultura na sexta-feira da semana passada.

Na reunião estavam presentes representantes de várias cidades históricas, como Itabira, Ouro Branco, Congonhas e Diamantina. Na abertura do evento, foram feitas várias apresentações artísticas que exaltaram o valor do patrimônio paracatuense.

O professor e historiador Alexandre conduziu uma breve apresentação sobre a história de Paracatu, ressaltando a influência dos tropeiros nos costumes do município. Alexandre também falou sobre o patrimônio natural de Paracatu, dando destaque para a presença das cachoeiras como patrimônio natural, e fez apelo para que haja uma ação própria em prol da natureza. Ao final, o professor elogiou a sensibilidade do prefeito Vasquinho com a questão da cultura.

Anderson Cabido, Presidente da Associação, discorreu sobre os investimentos imediatos que a cidade terá como fruto do PAC. O projeto que mais ganhará notoriedade será o do cabeamento subterrâneo no núcleo histórico de Paracatu, resultado de parceria entre o Governo Federal, a Oi e a Cemig. A contrapartida da Prefeitura Municipal será de fazer a substituições nos padrões de energia das residências e estabelecimentos no geral, de forma que a mudança não acarretará em nenhum tipo de despesa para a população. De acordo com Anderson, o convênio será assinado ainda este ano e as obras devem começar em breve.

Além disso, foi anunciada a primeira edição do Festival das Cidades Históricas de Minas, evento que se dará este mês na cidade de Belo Horizonte. Contando com vários stands e atrações, o evento será palco do lançamento do Portal Interativo das cidades históricas, que facilitará a comunicação e servirá como cartão-postal virtual dos municípios.

Em seu discurso final, o Prefeito Vasquinho falou da importância da preservação do patrimônio histórico, discorrendo sobre a necessidade de buscar apoio junto à iniciativa privada. Vasquinho citou a mineradora Kinross, falando da importância em trazer as mineradoras (que são realidade em várias cidades históricas) para a causa social e cultural da cidade, assunto que o prefeito tem dominado com maestria neste mandato.

O evento foi finalizado com um coquetel, precedido por um mini-tour no núcleo histórico de Paracatu.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button