Milho safrinha em Paracatu pode ter perda de 40% devido a estiagem e cigarrinha

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Os efeitos da estiagem e ataques da cigarrinha do milho na safrinha que foi plantada em atraso na região de Paracatu, em Minas Gerais, podem causar uma perda em torno de 40%, segundo o produtor rural da região, João Alves da Fonseca. 

João Alves enfatiza que as perdas podem ser mais acentuadas par ao milho que foi plantado após a colheita da soja, em que houve atrado. Entretanto, o milho plantado depois da colheita do feijão está dentro da janela ideal e pouco sofreu com as intempéries.

"-Esse segundo milho, atrasado, pegou a seca bem no desenvolvimento, e houve uma chuva pontual no período de floração, o que fez com que a perda não fosse maior. Mas o produtor aqui da região viu muito ataque da cigarrinha, e teve que fazer muitas aplicações para o controle, aumentando o custo de produção", disse.

Com cerca de 35% das áreas colhidas, a expectativa de produtividade pe de cerca de 50 sacas por hectare, levando em conta a maioria do milho plantado em atraso. 

"Outro problema por aqui foi os ataques da cigarrinha nas áreas onde se planta o milho para semente, em baixo de pivô. Mas nesse ponto fica mais difícil estimar a perda porque depende muito da variedade do milho que foi plantada", explicou. 

Sobre o ritmo de negócios, Fonseca explica que a região costuma fazer poucos contratos antecipados, no máximo comprometendo 15% da produção, já que o milho cultivado na área atende o Triângulo Mineiro, centro do Estado e o Espírito Santo. 

"-Os produtores que estiverem mais capitalizados vão vender aos poucos, escalonando, mas os que têm alguma dívida para pagar devem aproveitar os atuais preços em patamares entre R$ 90,00 a R$ 100,00 a saca", afirmou.
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)

news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio
Milho 
Minas Gerais 
Seca 
Estiagem 
Safrinha 
Chuva 
Mercado de Milho 
Mercado do milho 
Paracatu 
Preço do Milho 
cigarrinha-do-milho

Por:
 Letícia Guimarães

Fonte:
 Notícias Agrícolas

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button