FakeNews! Grupos de What's App espalham falsa notícia sobre prisão de Vereadores

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Na última sexta-feira (02/07) circulou em vários grupos de What's app a falsa notícia da prisão de dois vereadores de Paracatu. Segundo um texto espalhado nas redes sociais, os parlamentares teriam sido presos “pela Divisão de Combate à Corrupção”.

O texto diz ainda que as informações “partiram da presidência da Câmara e que os parlamentares teriam sido levados para a carceragem da Delegacia Central de BH”.

Para aqueles que tem um mínimo de conhecimento, logo de cara dá pra ver que o conteúdo da postagem é cheio de erros e informações destorcidas e atribuia a notícias um Portal de notícias bastante conhecido na cidade de João Pinheiro.

O problema é que esse tipo de veiculação se espalha rápido e atinge um grande número de pessoas e muitas delas acreditam.

A mentira foi logo desmentida pela defesa de Marcos Oliveira que se diz indignada, afirmando que está tomando providências contra quem está espalhando a falsa notifica.

O jornalista Jeferson do Jornal Sputinik Voz do Povo de João Pinheiro, ao qual a fake News foi atribuída, já que tinha abaixo um link falso do site de notícias, também se manifestou dizendo que usaram o nome do seu jornal para espalhar a informação falsa e que também tomará providências jurídicas.

Fake News é crime caracterizado no art. 323 do código eleitoral “ Divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado: Pena – detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa. 

Parágrafo único. A pena é agravada se o crime é cometido pela imprensa, rádio ou televisão”.

Além disso, vários artigos do código penal abrangem a conduta como crimes de Calúnia, injúria, difamação ou até mesmo falsidade ideológica e as penas podem ser de até 5 anos de prisão.

Administradores de Grupos de What's App e pessoas que repassaram a falsa notícia também podem ser enquadrados na conduta.

Fonte: FM REPÓRTER

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)

#notícia #paracatumg #paracatu #jornalismo #fmreporter #jornalista #o #imprensa #noticias #reportagem #jornal #brasil #noticia #jornalistas #comunicacao #news #blog #comunica #not #reporter #a #atriz #informa #cias #digitalinfluencer #informacao #blogger #jornalismonainternet #midiadigital #noroestemineiro

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button