A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 25, uma operação para investigar um grupo suspeito de oferecer ao Ministério da Saúde 200 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 em nome de um grande consórcio farmacêutico. A ação foi batizada de Operação Taipan. São cumpridos, nesta manhã, sete mandados de busca e apreensão em Paracatu – MG e em Vila Velha no Espírito Santo por ordem da Justiça Federal do Distrito Federal.
Se confirmados, os fatos apurados configuram associação criminosa, estelionato em face de entidade pública, falsificação de documento particular e falsificação de produto destinado a fins medicinais. As investigações começaram após notícias serem encaminhadas à PF pelo pela própria pasta. No conteúdo, pelo menos duas pessoas, por meio de duas empresas, apresentaram credenciais falsas e afirmaram ter exclusividade para o comércio do lote de imunizante. Além do Ministério, essa oferta também foi feita para outros gestores públicos.
A Prefeitura de Paracatu se manifestou através da seguinte nota e nega ter recebido qualquer tipo de oferta.
NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE PARACATU SOBRE OFERTA DE FALSAS DOSES DE VACINA CONTRA COVID-19🚩
A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã de hoje (25), a sete mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de oferecer 200 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.
A denúncia partiu do próprio Ministério da Saúde. A investigação aponta ao menos dois suspeitos que, por meio de duas empresas, apresentaram credenciais falsas e afirmaram ter exclusividade para a comercialização do lote de vacinas.
Por determinação da Justiça Federal do DF, os mandados estão sendo cumpridos em Paracatu (MG) e Vila Velha (ES).
Diante deste fato, a Prefeitura informa:
▪️ A oferta dessas vacinas nada tem a ver com o município nem com a Prefeitura de Paracatu;
▪️A Prefeitura não recebeu nenhuma oferta de compra dessas vacinas, se tivesse recebido, teria encaminhado a denúncia aos órgãos de investigação competentes, dada a evidência de fraude;
▪️ A Prefeitura de Paracatu espera que as investigações aconteçam de forma célere para que se identifiquem os autores da fraude, que a Justiça aja rigorosamente neste caso e em todas as fraudes envolvendo a vacinação e as ações contra a Covid-19.
▪️Essa investigação da PF não tem NENHUMA relação com as doses de vacinas já enviadas pelo ministério da Saúde aos municípios.
Fonte: Gov.br / Foto: Ilustrativa
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
_____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio