A Engie finalizou um projeto de recuperação de nascentes na cidade de Paracatu, através do Programa Água Limpa, Crianças Saudáveis. Um dos objetivos do trabalho foi a implantação de estruturas de alvenaria, cercamento, preparo de solo e plantio em 30 nascentes de água.
Para a realização do programa foi estabelecido uma parceria com a empresa Água e Terra Planejamento Ambiental. Segundo seu sócio administrador, Tiago Cesar Ribeiro, o projeto foi muito importante para a comunidade local, pois além de trabalhar a recuperação dessas nascentes, melhorando a captação de água, também foi possível trabalhar o eixo educação ambiental. Segundo Tiago Cesar, o projeto é pioneiro na região, “atuamos há 20 anos nesta área, mas foi a primeira vez que presenciamos um trabalho destes. É um trabalho inovador”, destaca Ribeiro.
O projeto se concentrou nas escolas mais próximas ao empreendimento e em algumas ocasiões os estudantes puderam participar do plantio das mudas e tiveram aulas de educação ambiental.
A Engie acredita que o programa de recuperação de nascentes é indispensável e como maior geradora de energia elétrica do país, a empresa reconhece sua responsabilidade ambiental e por isso criou diversos programas voltados à conservação da fauna, contribuindo com a biodiversidade local.
Para o presidente da Engie Solar, Anderson Garofalo, a empresa acredita que uma educação transformadora não busca apenas ampliar a visão de mundo de cada indivíduo, mas também a real finalidade do ato educativo no sentido de superar a desinformação humana sobre as condições da sua própria existência. Em consonância a isto, a educação, principalmente a ambiental, busca propiciar ao indivíduo a compreensão tanto do ambiente social quanto natural que ele está inserido.
Conforme Garofalo, o programa de recuperação de nascentes realizado pela ENGIE, no município de Paracatu e com parceria da empresa Água & Terra, é um exemplo claro de como a educação ambiental pode atuar. “É muito importante que ações como esta incluam a comunidade local, pois é ela que está em contato direto com os recursos naturais locais, sua comunidade e é detentora do conhecimento das necessidades regionais”, afirma.
Para o presidente é exatamente isso que a empresa busca com a realização do Programa de Recuperação das Nascentes. Ao incluir aulas de educação ambiental em algumas instituições de ensino e dar a possibilidade de em alguns casos os próprios alunos realizarem o plantio de mudas e participarem diretamente das ações de recuperação das nascentes, é possível não apenas recuperá-las, mas também mostrar aos alunos a importância desse recurso natural e como ele é benéfico e essencial para a vida como um todo.
As ações deste cunho são muito importantes e devem sempre estar alinhadas com a comunidade do local, propiciando uma interação maior desta ação, pois só assim é possível alcançar a finalidade do ato educativo.
Fonte: Sara Alves – Integratio
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
_____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.