A Prefeitura de Paracatu, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira a assinatura do Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). O objetivo é a adesão de instituições de ensino superior e técnico a um modelo de contrato para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) como campo para prática de estágio de ensino, sem ônus ao Município.
O COAPES é o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde e suas diretrizes foram publicadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação por meio da Portaria Interministerial no 1.127 de 06 de agosto de 2015, e foi proposto para facilitar os processos de negociação e tomada de decisão que envolvam ações de integração ensino-serviço-comunidade.
Basicamente, é uma forma de garantir o acesso do ensino técnico e superior aos estabelecimentos de saúde como prática e assim direcionar esforços para que os programas de formação contemplem compromissos da educação superior com a melhoria dos indicadores de saúde e do desenvolvimento dos trabalhadores de saúde.
Na ocasião, firmaram a assinatura do termo o prefeito Igor Pereira dos Santos, o secretário municipal de Saúde, Vinicius Biulchi, e o diretor da Gerência Regional de Saúde da microrregião de Unaí, José Juliano Espíndola, além de representantes da rede de ensino técnico e superior.
O Diretor Escolar da Escola Técnica Multi Tech, Maxuel dos Santos Silva, falou da satisfação em ver o COAPES implantado em Paracatu, depois de anos de espera e seguindo a determinação da Portaria 1127 de 06 de agosto de 2015 do Ministério da Saúde e da Educação.
“-O dia 11 de fevereiro de 2021 foi histórico para Saúde de Paracatu. Com a assinatura desse convênio, que é um anseio antigo das instituições, o município passa a contar com os serviços dos estudantes que podem ser preparados inclusive para atuar futuramente no serviço público e vai auxiliar na formação desses profissionais que estarão cada vez mais preparados par o Mercado de Trabalho,” afirmou.
Outra meta do COAPES é auxiliar o planejamento integrado de ações entre os atores envolvidos buscando, assim, evidenciar para a sociedade o cumprimento de pactos que respeitam e valorizam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e as necessidades sociais de saúde como prioridade na formação dos profissionais.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Vinícius Biulchi, “o COAPES surge para favorecer o desenvolvimento de diálogos locais que ajudem as esferas públicas no sentido de construir a prática da integração ensino-serviço-comunidade, tendo a Educação Permanente em Saúde como principal referencial. Este processo pretende fortalecer a integração ao colocar todos para discutirem e pactuarem juntos uma responsabilidades mútua e colaborativa que respeite e valorize os princípios do SUS, que por sua vez é a melhoria de saúde para a comunidade”, explicou.
O Prefeito Igor Pereira dos Santos, reforçou o entendimento de que a parceria entre poder público e iniciativa privada é uma forma de melhorar os serviços públicos. “-A Prefeitura passa a estar plenamente aberta às instituições de ensino, aos seus alunos e esse com certeza vai ser um passo muito importante em nossa gestão. Queremos com essa ação reforçar ainda mais a parceria em prol da melhoria da saúde para o povo de Paracatu,” disse o Prefeito.
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro kinross minieração womeninmining facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio escola multi tech coaps
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.