Quem passou pelo hospital municipal nesta segunda pôde notar algumas diferenças no atendimento: agora, através de cores, os pacientes são classificados de acordo com a urgência do atendimento.
Apresentado à imprensa no final da semana passada, o Protocolo de Manchester visa dinamizar o atendimento no hospital e nos postos de saúde. A enfermeira Fernanda Guimarães Rabelo, responsável pela implantação do sistema, explicou que além de priorizar os atendimentos mais urgentes, o sistema chega a Paracatu também para reduzir o fluxo de atendimento no Hospital.
Segundo Fernanda, foi feito um levantamento e foi constatado que mais da metade dos atendimentos realizados no hospital poderiam ser feitos nos postos de saúde, o que descongestionaria e melhoraria a saúde pública no município.
Dividido em quatro níveis, o protocolo funciona da seguinte maneira:
VERMELHO: Atendimento Imediato
AMARELO: Urgente
VERDE: Pouco Urgente
AZUL: Não Urgente
Os enfermos classificados como “AZUL” serão direcionados aos postos de saúde mais próximos a sua residência.
Perguntada sobre o possível desconforto do paciente quanto a sua classificação, Fernanda respondeu “Toda mudança causa certo desconforto. É natural que as pessoas achem que sua saúde tem prioridade máxima, mas temos que ter bom senso e entender que existem casos mais urgentes”.
Descaso
A paciente Cristina, que acredita estar com a perna quebrada e aguarda atendimento a quase duas horas, reclamou ao Paracatu.Net da demora no hospital. “Eu estou aqui desde dez e quarenta e não tem um médico ortopedista pra me atender, e me falaram que só vai ter duas (quatorze) horas”.
Além disso, Cristina reclamou da grosseria dos funcionários, que foram mal educados no atendimento quando ela tentava preencher a ficha.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.