A microrregião de Paracatu, regrediu para a Onda Vermelha do plano Minas Consciente. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, do governo do Minas Gerais, após reunião semanal. A nova classificação passa a valer no próximo sábado (12) e tem validade de uma semana.
As cores funcionam como um semáforo: Onda Vermelha, quando é permitido abrir somente serviços essenciais; Amarela, quando serviços não essenciais também são autorizados; e Verde, que incluem serviços não essenciais com alto risco de contágio.
O Comitê define em qual onda a cidade ficará levando em consideração a incidência da Covid-19 na localidade, na capacidade de atendimento e na velocidade de avanço da doença. Um novo decreto municipal está sendo esperando para esta sexta-feira (11/12) com a decisão final do Comitê.
Confira abaixo o que é permitido abrir na onda vermelha.
– Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
– Bares e lanchonetes somente para delivery ou retirada no balcão);
– Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
– Serviços ambulantes de alimentação;
– Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
– Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
– Vigilância e segurança privada;
– Serviços de reparo e manutenção;
– Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
– Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
– Construção civil e obras de infraestrutura;
– Comércio de veículos, peças e acessórios automotores; e
– Cursos de saúde com atendimento direto à população.
O Prefeito Olavo Condé, através de vídeo divulgado na tarde desta quinta-feira (10/12), fez o comunicado da regressão da microrregião de Paracatu que saiu da onda verde direto para a onda vermelha. (Veja vídeo abaixo).
Falta informação e consciência
É fácil encontrar em qualquer rua comercial de Paracatu, em bancos, lotéricas entre outros, pessoas que não respeitam a distância mínima recomendada pela Organização Mundial de Saude (OMS) para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Também está sendo raro o uso de máscaras em muitos locais públicos.
A Prefeitura de Paracatu afirma que já gastou 300 mil reais em campanhas de informação e conscientização, mas não apresentou pesquisas que comprovem a eficácia desta comunicação.
—————————————————————–
facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego roubo covid coronavirus noroeste minas gerais paracatu onda vermelha