Após um longo período de estiagem, os paracatuenses que transitavam pelo centro da cidade finalmente puderam sentir as gotas da chuva, que começaram a cair por volta das 13h de hoje.
A chegada da chuva é muito aguardada por toda a população e principalmente pelos agricultores e entidades protetoras do meio-ambiente, já que o ar úmido e plantas verdes não são favoráveis para as queimadas. Para o vendedor Carlos Silva, a chuva só vem para beneficiar “Estávamos realmente precisando da chuva para diminuir a poeira, o tempo estava seco de mais, muito abafado”.
Precauções no período chuvoso
Assim como o período da seca, a época das chuvas também requer cuidados especiais. Uma atenção redobrada é necessária para controlar o mosquito vetor da Dengue, o Aedes aegypti. A coordenadora de vigilância em saúde Evanir Soares da Fonseca alerta que a população deve tomar cuidado com o lixo, já que este se torna um dos principais depósitos de água parada.
Outro perigo do período chuvoso é o aumento dos acidentes nas estradas. Com a pista molhada, ocorre a diminuição do atrito entre o pneu e o asfalto, o que facilita as derrapagens. Além disso, o fenômeno da aquaplanagem (uma fina camada de água no asfalto faz com que o carro “deslize”, perdendo contato com o chão) também ocorre com bastante freqüência, podendo ser evitado através da redução da velocidade dos veículos e diminuição da carga de caminhões.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.