Minas Gerais passa por um platô da pandemia de Covid-19 há mais de um mês, o que significa estabilização do número de novos casos e mortes pela doença, em vez de um aumento ou diminuição. Agora, surgem indícios de que o platô pode estar em queda, segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. “O percentual de resultados positivos para Covid-19 está com tendência a queda, o percentual de solicitação de internações na rede pública e a ocupação de leitos também. Com os óbitos, ainda temos um platô, iniciando uma tendência a queda”, disse, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (24).
Amaral justificou que o número de óbitos tende a demorar mais a diminuir, uma vez que os pacientes convivem com a doença por algum tempo até o caso evoluir a óbito. Atualmente, o Estado acumula 195.920 casos de Covid-19 — 1.306 confirmados nas últimas 24 horas — e 4.805 mortes — 15 delas confirmadas nas últimas 24 horas. A reportagem questionou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) quais números apontam para a queda do platô e aguarda retorno.
Cidades mineiras vão encaminhar pessoas com Covid-19 residentes em áreas vulneráveis para hotéis
Oito, das 17 cidades mineiras convidadas, já aderiram a um projeto da SES-MG e irão encaminhar pessoas com Covid-19 residentes em aglomerados e favelas a hotéis para se manterem isoladas. A pasta vai repassar R$ 3 milhões para os municípios realizaram o encaminhamento.
“As cidades escolhidas são municípios com mais de 150 mil habitantes, que têm taxa de incidência de Covid-19 igual a pelo menos 50% da média estadual e que têm programas de monitoramento para acessar dados referentes à pandemia”, pontuou o secretário adjunto da Saúde, Marcelo Cabral.
Fonte: O Tempo
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.