O Hospital Unimed em Passos realizou uma cirurgia inédita em Minas Gerais: uma operação de cranioestenose, popularmente conhecida como “fechamento precoce da moleira”, que causa restrição no crescimento cerebral do bebê.
A operação foi realizada em uma criança de 10 meses, cuja família é residente em Paracatu-MG. A novidade do procedimento foi a confecção de um biomodelo em 3D do crânio da criança , baseado em exames de imagem prévios detalhados, com o objetivo de simular o procedimento antes da cirurgia, além do uso de um sistema de realidade aumentada em celular com imagens do crânio da paciente, que permitiram o treinamento prévio da equipe envolvida e um modelo físico híbrido, com o qual foi treinado cada passo da cirurgia.
O treinamento aconteceu no laboratório de habilidades cirúrgicas da Faculdade Atenas em Passos onde foi realizado um encontro de todos os membros da equipe. Foi realizado um simpósio sobre tema teórico e posteriormente planejamento e prática do biomodelo realístico, integrando e alinhando equipe através de educação continuada. Desta forma, foi possível verificar todas as nuances, reconstruções, utilização de materiais, bem como antecipação de possíveis complicações já no treinamento.
A operação foi realizada no dia 14 de agosto e durou 14 horas. A paciente saiu do leito de alto risco do Hospital Unimed no domingo (16/08), e pode receber alta na quinta-feira, dia 20.
Fonte: Hospital Unimed/ O Debate
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.