O Presidente do Observatório Social de Paracatu, Robertus Van Dornik, ocupou a tribuna da Câmara para comunicar aos parlamentares uma série de ações que a entidade estará realizando nos próximos meses, que coincidem com o período eleitoral.
Robertus anunciou que o Observatório estará realizando junto com a Maçonaria uma campanha chamada “voto consciente” que segundo ele, “irá mostra para a população a importância de se conhecer os candidatos a Vereador e Prefeito também, fazendo o voto de acordo com a consciência de cada um,” disse.
Em um segundo momento, também falou sobre um relatório que tem como intenção, "saber o que cada Vereador tem feito perante o seu dever de função de fiscalizar e acompanhar o trabalho da Prefeitura.”
“-Nós iremos divulgar um relatório com o resultado dos trabalhos do legislativo e do executivo, para que a população conheça os trabalhos que foram elaborados. Destacando a produção e os resultados do trabalho legislativo separando em três níveis como: baixo impacto para a comunidade (requerimento pedindo nomes de ruas, quebra molas etc), médico impacto e o alto impacto (como por exemplo pedido de informação com resposta),” explicou Robertus.
Observatório discorda de rótulo governista
Teoricamente, o Observatório Social do Brasil é um espaço democrático e apartidário, que reúne o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública através de fiscalizações e divulgação de relatórios sobre atividades do governo, porém, em Paracatu a entidade é bastante criticada por ter fixado os seus holofotes apenas na Câmara de Vereadores e atuado como parte da base governista, devido a ligação íntima de alguns de seus membros com o Governo Condé.
Robertus discorda deste rótulo e diz que a entidade tem contribuído com o trabalho dos Vereadores, fiscalizando também a Prefeitura. -Estamos com 11 denúncias bastantes sérias que estamos encaminhando inclusive ao Ministério Público em função de denúncias que parece que tem procedência. Duas já foram encaminhadas e outras três serão encaminhadas agora,” afirmou.
Investimentos em ONG’s e Entidades
Durante sua fala, o Presidente do Observatório também afirmou que o Observatório irá questionar os repasses que a Prefeitura tem feito a Organizações Não Governamentais da cidade. “-Qual o resultado prático que essas ONG’s estão trazendo para Paracatu? Qual benefício efetivo que essas entidades que recebem 8 milhões e 400 mil reais por ano tem trazido a Paracatu?” Suspeitou.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.