Aparelhos vão permitir abertura dos primeiros leitos de UTI no município. Ação faz parte de estratégia do governo para ampliar rede pública de Saúde na região
O governador Romeu Zema entregou nesta quinta-feira (16/7), em João Pinheiro, região Noroeste de Minas, dez respiradores para equipar o Hospital Municipal Antônio Carneiro Valadares. Os aparelhos vão possibilitar a abertura de dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para ampliar a capacidade de atendimento a pacientes com covid-19 no município e região. Atualmente, João Pinheiro não conta com nenhum leito de UTI.
“Desde quando a pandemia começou, em março, o Estado tem tomado todas as medidas possíveis para postergar o pico da curva de contaminação para que não faltasse atendimento médico aos mineiros. Nenhum óbito em Minas Gerais foi devido à falta de atendimento médico”, afirmou o governador, lembrando que a distribuição dos aparelhos tem sido realizada por critérios técnicos e em todas as regiões do estado.
Zema ressaltou as ações realizadas pelo governo, como a compra de 1.043 respiradores, a manutenção e distribuição de cerca de outros 400 aparelhos que estavam sem utilização em todo o estado, a construção do Hospital de Campanha, em Belo Horizonte, e o trabalho para a ampliação do número de leitos. Neste momento, a rede pública estadual conta com 3.454 leitos de UTI disponíveis para atender aos pacientes mais graves, o que representa 66% a mais do que em fevereiro, antes do início da pandemia.
Plano estratégico
Segundo o governador, além de equipar o sistema de Saúde para o tratamento do coronavírus, a entrega faz parte de um plano estratégico do Estado para reforçar o sistema público de Saúde na região Noroeste de Minas. Para a macrorregião Noroeste também já foram entregues outros dez respiradores e outros dois cardioversores.
“João Pinheiro vai ser uma das cidades que vai sair com um ganho. Sempre tivemos em algumas regiões do estado, em especial a Noroeste, deficiência de leitos. Estamos hoje aqui entregando dez UTIs e estas UTIs continuarão aqui na cidade. As pessoas tinham que recorrer a Patos de Minas, mas, agora, nós vamos ter um sistema de Saúde mais fortalecido” finalizou o governador.
Recursos
A ação faz parte do conjunto de medidas de enfretamento à pandemia em Minas Gerais, que inclui o aumento do número de leitos em todo o território. Dos respiradores que serão destinados a João Pinheiro, sete são invasivos, enquanto os outros três são não invasivos.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos oriundos de ação judicial movida pelo Governo de Minas contra a mineradora Samarco, em razão do rompimento da barragem em Mariana, em novembro de 2015. A ação permitiu a compra de 1.047 respiradores. Cerca de 600 já foram recebidos e distribuídos por diversas regiões do estado.
Estruturação da região
O secretário de Estado de Saúde, o médico neurocirurgião Carlos Eduardo Amaral, que acompanhou o governador na entrega, destacou o trabalho estratégico desenvolvido pelo governo para fortalecer o sistema de Saúde da região.
“Desde o início da gestão, entendemos que a região Noroeste precisava retornar para Minas, que tinha a assistência direcionada para o Distrito Federal. Temos a intenção de manter esses leitos aqui. Também temos o projeto de implementação do Samu para esta região. Ou seja, é um projeto de reestruturação da região Noroeste”, disse o secretário Carlos Eduardo.
O prefeito de João Pinheiro, Edmar Xavier Maciel, falou sobre a importância do recurso para o município e agradeceu o empenho do governo estadual.
“A nossa preocupação é ver as pessoas morrendo sem os recursos, principalmente o respirador. Nós começamos um trabalho para montar a nossa UTI e o estado foi muito útil pra gente, desburocratizou muita coisa para conseguirmos isso. Nós vamos ter, para a segurança da população, dez UTIs montadas equipadas, prontas para atendimento. Temos que agradecer toda a atenção que o Estado tem dado a João Pinheiro”, disse o prefeito.