Depois de críticas de Especialistas e também na Câmara de Vereadores sobre os decretos divergentes e decisões baseadas sem embasamento técnico e científico, o Prefeito de Paracatu, Olavo Remigio Condé, orientado pelos membros do comitê municipal de combate ao coronavirus, assinou nesta terça-feira (16/06), um novo decreto autorizando o funcionamento de academias, barbearias, salões de beleza, clinicas de estética e similares em Paracatu.
Não há confirmação oficial, mas ao que tudo indica, o município deixou o Programa Minas Consciente e passa a seguir as diretrizes de um programa próprio batizado de "Paracatu Consciente" que terá como base as deliberações do Comitê de Combate ao coronavirus seguidos dos decretos municipais em vigor.
Além da liberação de academias, salões e clínicas de estética, havia uma grande expectativa de que o Prefeito corrigisse a falha de decretos anteriores que liberou atividades em templos religiosos a 30 participantes e não 30% da lotação como era anteriormente. Esse equívoco tem permitido que aconteçam celebrações em Igrejas com capacidade para 40 pessoas ou para 1800 pessoas com a mesma quantidade de participantes. Esse ponto não foi tratado no decreto, portanto, permanece a regra anterior.
Para funcionarem, salões de beleza, academias, barbearias clinicas de estética, estúdios e similares terão que seguir regras rígidas de higiene e prevenção contra a covid-19.
Os serviços de moto taxi no transporte de passageiros continua suspensos e os veículos de taxi e transporte de aplicativos, só poderão transportar um passageiro por vez, no banco traseiro.
Leia o decreto na íntegra neste link