Decreto permite abertura de academias, clínicas e salões de beleza em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Um novo decreto municipal foi publicado na tarde desta terça-feira (05/05) pelo Prefeito de Paracatu Olavo Condé e flexibiliza o funcionamento de clínicas de Estética, Salões de Beleza, Academias, Estúdios e similares. Apesar do clamor popular, as atividades religiosas ficaram de fora do decreto 5.678/2020.
No início da semana o Governador de Minas Romeu Zema deu autonomia para que os prefeitos observassem a situação de cada município e elaborassem a melhor forma de aplicação do isolamento social neste momento de pandemia. Cada município deve fazer uma avaliação de acordo com a realidade do município em relação da Covid-19.
O novo decreto autoriza o funcionamento de clínicas de estética, salões de beleza, academias, barbearias, estúdios e similares, desde que cumpram as exigências estabelecidas no decreto municipal.
Profissionais da área e empresários do setor contestam e criticam regras inseridas no decreto, mas afirmam que as imposições foram equivocadas, e que os profissionais irão ter mais cuidado com seus clientes do que o proposto.
“-Aquele texto foi feito por alguém que nunca pisou em um salão, em uma clínica ou em uma academia, são sem sentidos e ineficazes, mas, paciência, vamos fazer a nossa parte porque é o que temos pra agora,” afirmou a micro empreendedora Daniele Martins
Salões de beleza, barbearias e similares, poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 12hs às 18hs. E aos sábados de 08h da manhã ás 18hs, devendo intensificar a higiene diária dos estabelecimentos, uso de álcool 70%  para funcionários e clientes, além de regras de distanciamento. Salões que vendem produtos deverão realizar as vendas on-line e tele entrega.
As regras para funcionamento de academias é mais confuso ainda. Poderão funcionar de segunda a sexta-feira de  07 ás 09 horas da manhã e de 15 ás 22 horas. O estabelecimento deverá seguir uma série de medidas com a higienização do local, bem como o uso de álcool gel para alunos e professores, a medição da temperatura, além de adotar medidas de distanciamento e evitar o contato e a aglomeração de pessoas.
Já os estúdios deverão funcionar com redução de alunos, por professor, respeitando o distanciamento de 2 metros, respeitando a capacidade do local.
O decreto não deu orientações com relação ao uso de equipamentos que segundo especialistas podem ser os principais “meios” de transmissão do vírus.
Contrariando os decretos anteriores em que o entendimento do comitê foi de concentrar o atendimento ao público em um horário reduzido o que tem ocasionado grandes filas que antecedem o horário de abertura, nesta edição, o Prefeito deu permissão para que o comércio em geral, funcione no sábado dia 09 de Maio, dia das mães, 08 ás 17 horas. 

Leia o decreto na íntegra clicando nesse link

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button