A Secretaria Municipal de Saúde de Paracatu, informou que começou nesta quarta-feira (22/04), a utilização dos testes rápidos na cidade. O teste ONE STEP COVID-19 TEST, é um ensaio imunomatográfico para detecção rápida e qualitativa dos anticorpos da síndrome respiratória aguda grave por coranavírus, em amostras de sangue total, soro ou plasma humano.
A mineradora Kinross, entregou no último dia 18 de Abril, o primeiro lote de testes rápidos de Covid-19, de 1.500 testes. No total foram doados pela mineradora 6 mil kits de testes rápidos, espera-se que o próximo lote chegue nos próximos dias.
A Secretaria de Saúde diz que a demora no início dos testes seu deu por causa do protocolo que estava sendo feito e como houve feriado, recesso os responsáveis "não assinaram o documentos."
A Mineradora Nexa também fez a doação de 200 kits rápidos de testes para a Covid-19, e que em breve serão entregues.
O número de casos confirmados de Covid-19, vem aumentando gradativamente em Paracatu, e podem aumentar ainda mais nesta semana, com a utilização dos testes.
De acordo com o protocolo apresentado pela Secretaria, os testes só deverão ser usados como uma ferramenta para auxilio de testagem da doença (Covid-19), em pessoas sintomáticas com no mínimo dez (10) dias completos da presença do sintoma gripal, ou seja a partir do 11° dia de sintoma, preferencialmente:
– Profissionais de saúde em atividade no sistema público ou privado;
– Profissionais de segurança pública em atividade;
– Pessoas com sindrome gripal que residam no mesmo domicílio de profissionais de saúde, COM no mínimo 10 dias completos desde o início da sindrome;
– Pessoas com sindrome gripal que residam no mesmo domicílio de um caso confirmado (laboratorialmente), COM no mínimo 10 dias completos desde o início da sindrome;