Empresários e Prefeito negociam, mas MP diz que comércio permanece fechado

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Segundo a Associação Comercial de Paracatu, depois de uma reunião com a diretoria da entidade na tarde desta quarta-feira (01/04), o prefeito de Paracatu  Olavo Condé (PSDB), acertou a liberação do funcionamento do Comércio varejista  (lojas de roupas, sapatos, souvenires, perfumarias e afins). A liberação segue com restrições que serão detalhadas em novo decreto seriadivulgado ainda hoje.
Apesar de contrariar os termos no decreto anterior prorrogado no dia anterior pelo Prefeito até a segunda-feira 06/04, a decisão foi amplamente divulgada por diretores da Associação Comercial e por veículos de comunicação ligados à administração municipal.
Em áudio divulgado pela Associação Comercial, o Presidente da entidade Márcio Gomes, anunciou que havia fechado um acordo com a Prefeitura para flexibilizar as restrições, visando a construção de um consenso entre as partes.
“-Nós preocupamos muito com o que está acontecendo, mas também nos preocupamos muito com a saúde financeira das empresas. Conseguimos criar um horário alternativo para o comércio de varejo entre 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. É importante que todos sigam esse decreto porque senão a Prefeitura vai mandar fechar é todo mundo,” alertou o Presidente da instituição confirmando a informação de que o Decreto do Prefeito seria emitido na próximas horas.
As regras definidas em reunião dos Diretores da ACE com o executivo não são aprovadas por profissionais da saúde e infectologistas, que afirmam que “o viável não seria concentrar o atendimento, mas sim estender ou agendar.”
“-Se for necessário abrir, que seja feito um agendamento por telefone, atendimento individual ao longo de todo o dia e até de plantões, pois o risco está nas aglomerações, e com um horário mais reduzido, mais pessoas irão se concentrar, formar fila,” explica o médico Dr. Denis Manique.
Ministério Público discorda da flexibilização
Entre meio a essa polêmica, na manhã desta quinta-feira (02/04), o promotor de Justiça, Dr. Nilo Virgílio Guimarães Alvim, gravou um vídeo “desmentindo” a notícia veiculada no dia anterior.
“-Não é verdade que o comércio de Paracatu vai reabrir, houve apenas uma reunião com Secretários do município. O que está vigente hoje são os decretos estaduais e municipais 5643/20 e 5641/20 que tem validade até o dia 06 de abril de 2020. Nós fizemos uma reunião hoje com o Prefeito, para tratar sobre esta questão. Está sendo feito um novo decreto para regulamentar, mas as restrições permanecem, segundo o decreto estadual. Portanto, permaneçam em casa, as restrições continuam e nós precisamos da contribuição de todos para que não haja uma disseminação ainda maior em Paracatu,” afirmou o membro do MP.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura afirmou à nossa reportagem nesta tarde que o texto “está em revisão” e será divulgado de forma oficial no site da Prefeitura.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button