TV Caroço exibe produções audiovisuais de adolescentes atendidos pelo projeto

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Após ampliar do acesso à produção e à circulação audiovisual e promover a capacitação de jovens estudantes de Paracatu, chegou a hora da TV Caroço celebrar os resultados de 2019 e certificar os adolescentes participantes. Na última quinta-feira, 5 de março de 2020, a Casa Kinross recebeu a exposição interativa “O Papo Agora é ODS”, que contou com a apresentação dos 32 vídeos produzidos pelos alunos do projeto, além de uma mostra com fotos e textos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Realizada pela Fundação Conscienciarte, com apoio da Kinross e das Secretarias Municipal e Regional de Ensino, a TV Caroço promove oficinas de audiovisual para aos estudantes das instituições atendidas. Ao final dos cursos, os jovens produzem, criam e auxiliam na divulgação de seus próprios vídeos e filmes, com os resultados sendo apresentados à comunidade escolar e ao público no final do processo. Ao todo, a iniciativa chegou a 3.845 pessoas em 2019, incluindo a audiência das exibições, pessoas envolvidas nas atividades escolares, entre outros.
Para o coordenador do projeto na Fundação Conscienciarte, Thiago dos Reis, o trabalho foi importante para que os alunos pudessem adquirir novos conhecimentos e habilidades, não somente na área audiovisual. “É muito bom ver os jovens se envolvendo e entrando em contato com tecnologias e informações que nem sempre eles têm acesso, tendo a oportunidade de conhecerem equipamentos de produção e ferramentas de edição com autonomia para se aprofundarem na área que desejam. Temos um foco em trabalhar com alunos de baixa renda e atuamos na formação não só de produtores de vídeos e filmes, mas de fotógrafos e outras formas de produção e comunicação”, destacou.
Emily Tavares, 17 anos, estudante que participa há um ano da TV Caroço, enalteceu a metodologia utilizada nas oficinas e que os aprendizados foram muito além da área audiovisual. “Tivemos a experiência de aprender e ensinar com total companheirismo, tendo a sensação de estarmos em família. Aprendemos várias técnicas de produção, edição e direção, mas o que mais gostei foi a forma como o protagonismo jovem foi adotado pelo projeto. Afinal, passamos por um processo não só de aprendizagem técnica, mas também de amadurecimento pessoal”, observou.
Fonte: Rafaela Freitas / Ideia Comunicação 
Fotos: Fundação Conscienciarte
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button