Um acidente com um avião agrícola foi registrado nesta terça-feira (25) na zona rural de Paracatu. De acordo com a Polícia Militar (PM), o piloto, de 34 anos, estava sozinho, ficou ferido e foi socorrido ao Hospital Municipal. Ele está estável.
Esta é a terceira queda de aeronave agrícola em menos de um mês na região. Os outros dois foram em Coromandel e Patrocínio. Nesses casos, os pilotos morreram.
Conforme registros policiais, a aeronave saiu da Fazenda Beirute e caiu na vegetação de milho da Fazenda Pau Furado, onde fazia o trabalho de pulverização de lavoura, segundo testemunhas. A reportagem não conseguiu contato com as fazendas.
Após o acidente aéreo, a A Força Aérea Brasileira (FAB) se posicionou (veja abaixo).
Resgate da vítima
Ainda conforme a ocorrência da PM, o piloto foi socorrido, inicialmente, por pessoas que estavam no local. No caminho, uma ambulância do Hospital Municipal de Paracatu interceptou o veículo e prestou o atendimento adequado até a unidade de saúde.
Ao chegar ao hospital, ele recebeu pronto atendimento e foi imediatamente encaminhado ao centro cirúrgico. Foram realizados exames de imagens e sutura nos ferimentos.
O diretor da unidade, Marcelo Otávio de Andrade, disse que um cirurgião atendeu o piloto nesta tarde. Ele está estável e tem um trauma de face importante, mas aparentemente apenas lesões externas. "Ele bateu rosto com a queda, teve corte grande na face, corte na mão. A equipe solicitou tomografia e aguarda resultados dos laudos e exames", afirmou.
A assessoria de imprensa da FAB informou que o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) recebeu o caso e os técnicos estão levantando as informações para iniciar o processo de investigação. A FAB não divulgou se a aeronave estava em situação regular.
O piloto ainda teria dito que não havia defensivos agrícolas armazenado no avião no momento da queda.
A Polícia Ambiental foi para o local registrar a ocorrência. Essa é a terceira queda de aeronaves no mês de Fevereiro na região. O primeiro acidente aconteceu no dia 07 quando o piloto, Rodrigo Carlos Pereira de 39 anos, acabou perdendo a vida enquanto trabalhava na pulverização de uma lavoura em Coromandel. O avião que ele pilotava caiu próximo a uma plantação de milho.
No dia 19 de Fevereiro, o piloto identificado como Pedro Rafael Horn de 29 anos morreu quando tentou realizar uma manobra na aeronave e acabou batendo na rede elétrica no município de Patrocínio. Após isso, ele teria perdido o controle do avião e caiu ao solo sofrendo ferimentos graves. Equipes de emergência foram acionadas, mas ele não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.
Fonte: G1
Fotos: PatosJá
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.