Professores da FINOM se reúnem hoje para decidir se retornam as atividades

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Professores da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM farão uma Assembléia hoje (17/02) às 19:00 horas para discutirem as proposições apresentadas pela direção da Faculdade e decidirem se retornam ou não às aulas.
A greve dos Professores da FINOM, já dura 1 semana e segundo representantes dos profissionais da educação, foi apresentada a seguinte pauta de reivindicações à instituição:
1) pagamento dos fundos de garantia em atraso até dez/2019
2) pagamento da multa pela atraso do pagamento de férias dos anos de 2018 e 2019
3) pagamento das férias de 2019/2020 com a multa
4) pagamento das resilições
5) parcelamento do saldo devedor do 13 limitando a 30% do salário professor
6) manutenção do número de aulas de todos os professores na data de hoje, impedindo quaisquer retaliações aos professores.
Obs: a greve só será interrompida após o cumprimento das pautas acima e nova assembleia oficial
Através de nota, a diretoria da Faculdade FINOM afirma que “os salários dos Professores estão em dia, que os depósitos do FGTS foram parcelados junto à Caixa Federal e que os demais itens estão sendo tratados na justiça através de processos movidos pelo Sindicato dos Professores.”
Durante a semana, muitas notícias circularam nas redes sociais, inclusive o depoimento atribuído a uma Coordenadora da FINOM garantindo aos alunos que nesta segunda-feira (17/02) um “ônibus” com Professores de uma instituição de Brasilia viria para Paracatu para substituir os profissionais da Faculdade. A instituição ainda não nos confirmou essa ação.
Em vídeo que circulou na última quinta-feira pelas redes sociais, gravado durante uma reunião em Paracatu, o empresário Ruy Muniz dono do Grupo que adquiriu a FINOM conclamou Professores e alunos a retornarem às atividades normais.
“-Educação é tudo e a educação FINOM é excelente. Venha você hoje pra aula, hoje, amanhã, segunda, tudo normal. Os salários estão todos em dia, bacana, nós fizemos explicação aqui porque atrasou. Em fevereiro vamos receber em dia, março em dia, com certeza,” afirmou Ruy Muniz,
O Sindicato dos Professores e representantes contestaram essa afirmação do mantenedor. Muitos professores se manifestaram até mesmo por redes sociais negando que haviam recebido os seus salários, férias e o 13º do ano de 2019.
Além da Assembleia dos Professores que tem como pauta principal o retorno ou não às aulas mediante aos itens atendidos, está prevista também uma manifestação dos alunos da instituição em apoio aos Professores, na porta da Faculdade.
Estamos aguardando um retorno com informações atuais por parte dos Diretores da FINOM na manhã desta segunda e assim que recebermos, levaremos ao conhecimento de nossos leitores.
 
Por: Lara Moreira
Foto: Arquivo FINOM
 
 
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button