Jovens e crianças paracatuenses iniciam aula gratuita de judô

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

200 crianças e jovens, de 6 a 17 anos, começaram aulas gratuitas de judô em Paracatu. Considerado um dos esportes mais completos para a formação integral, a modalidade se destaca por desenvolver aptidões relacionadas com a coordenação motora e habilidades sociais. O projeto está sendo realizado pelo Instituto Trilhar, com apoio da Kinross, via Lei de Incentivo ao Esporte, e atende os bairros Lagoa de Santo Antônio, São Domingos, Alto da Colina, Bela Vista II, Amoreiras II e Cunha.
De acordo com Eduardo Guimarães, coordenador técnico do projeto, o esporte, de maneira geral, é notadamente reconhecido como uma ferramenta que favorece a saúde e estimula a socialização, mas permite também a inclusão social e, até mesmo, a introjeção de conceitos importantes na formação da personalidade de crianças e jovens. “E por meio de uma atividade lúdica e prazerosa, como o judô, é possível desenvolver questões fundamentais relacionadas ao caráter que estão imbuídas na prática como cooperação, coragem, honestidade, disciplina, honra, autocontrole e amizade”, destaca.
O projeto conta com a participação de agentes da comunidade de Paracatu e mobiliza a mão de obra local. “Foram disponibilizados todos os trajes essenciais para a pratica do esporte, além de lanche, fornecido pela fábrica de biscoitos da comunidade São Domingos. Permitindo uma integração completa entre comunidade, escolas e empresas locais”, explica Guimarães.
Para a Kinross, o esporte é uma importante ferramenta de cidadania e educação e por isso, incluiu o projeto dentro do seu plano de investimento social em 2019. “Muito mais do que saúde física, o judô prega conceitos importantes para o desenvolvimento do jovem como cidadão, tais como disciplina, responsabilidade e respeito. Acreditamos que esse projeto vem a somar com outras atividades que desenvolvemos junto às crianças e jovens de Paracatu, que visam oportunizar acessos e cidadania por meio do esporte”, diz Ana Cunha, gerente de comunicação e comunidade da Kinross. 
A mobilização e as inscrições para o projeto com duração de um ano, foram realizadas de forma conjunta entre os presidentes das associações dos bairros, a Kinross e o Instituto Trilhar.

Fonte: Ideia Comunicação

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button