Hoje é dia de Santo Antônio, o Padroeiro de Paracatu com fama de Casamenteiro

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Conhecido como o "santo casamenteiro", Santo Antônio de Pádua o Padroeiro da Cidade de Paracatu é para os fiéis o protetor do amor e dos pobres. Nascido em Portugal, o religioso é considerado pela igreja católica como o doutor dos ensinamentos de Cristo. “Aos 15 anos, Fernando, o seu verdadeiro nome de batismo, decidiu entrar na vida religiosa e dedicou grande parte da vida ao estudo da bíblia”, explica o Padre Marcos Antonio, responsável pela Paróquia de Santo Antonio.

Apesar da fama de casamenteiro, Santo Antônio é reverenciado com mais veemência como protetor dos pobres. “Ele alimenta o corpo e a alma através dos pães distribuídos durante sua celebração”.
Em Paracatu, acontece a "Festa do Padroeiro" durante 9 dias na Catedral Matriz de Santo Antônio, onde os fiéis se reúnem para a Novena, celebração da Santa Missa e as tradicionais barraquinhas.
Curiosidades
A igreja católica não reconhece nenhum milagre atribuído a Santo Antônio a respeito de casamentos, mas reconhece a importância da religiosidade popular. É o santo que abre os festejos juninos. A lenda diz que, há muitos anos, Santo Antônio teria ajudado uma moça muito pobre a conseguir um dote para seu casamento. O importante disso tudo é que o santo causa a união entre os casais conforme os preceitos da igreja.
Para quem crê nesta força divina em busca do grande amor, existem várias simpatias populares, não religiosas, que seriam responsáveis por ajudar o "santo casamenteiro" a "dar uma mãozinha" na vida amorosa. Confira:
– Castigo na geladeira:
Se a coisa estiver difícil, tente olhar bem nos olhos de Santo Antônio e combine com ele: enquanto você não desencalhar, ele não sai da geladeira. E coloque a imagem no eletrodoméstico.
– De cabeça pra baixo: 
Outra simpatia, que promete solução rápida, é deixá-lo de cabeça para baixo em um copo com água ou cachaça até que o amor apareça em sua vida.
– Sequestro do menino Jesus:
Santo Antônio era um benfeitor das crianças. Por isso, em muitas imagens, ele é representado segurando o Menino Jesus. Uma simpatia diz que, se você retirar o pequeno das mãos do santo e garantir que ele só verá o Menino Jesus de volta quando você encontrar um amor, o milagre acontece rapidinho.
– Agulhas na água doce:
Para saber o nome da pessoa com quem vai casar para saber se o casamento vai acontecer, no dia de Santo Antônio, 13 de junho, coloque duas agulhas iguais dentro daquela mesma bacia que você usa para colocar os papeizinhos embaixo da cama. Só que, desta vez, adoce a água com duas colheres de açúcar. Se no dia seguinte as agulhas estiverem juntas, o casamento está próximo.

Origem do Dia de Santo Antônio e a sua história

O Dia de Santo Antônio é comemorado a 13 de junho por ser a data de sua morte. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231.

Santo Antônio foi inicialmente um frade agostiniano e foi um grande estudioso e pregador. Mais tarde entrou para a Ordem de São Francisco de Assis (Franciscana), em 1220.

Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família influente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte.

Também desenvolveu um grande amor pela figura do Menino Jesus e teria recebido visões Dele enquanto estava em oração. Por isso, o santo é representado carregando- o nos braços, junto a um ramo de lírios, símbolo da castidade.

A canonização de Santo Antônio aconteceu poucos anos após sua morte, e muitos consideram que terá sido uma das canonizações mais rápidas da história.

Milagres

Santo Antônio fez vários milagres em vida e um dos mais famosos é o da pregação aos peixes. Quando o santo estava na Itália, se dirigiu a cidade de Rimini para evangelizar os hereges. Como não foi ouvido passou a falar da palavra de Deus para os peixes que prontamente apareceram com as cabeças fora d'água.

Também quando fez um sermão sobre a presença de Cristo na eucaristia, um homem, dono de um burro de carga, se pôs a burlar do santo. Este o desafiou pedindo que trouxesse o animal e que ele saberia reconhecer quem estaria contido na hóstia.

Imediatamente, trouxeram o burro e puseram um pouco de capim para que fosse atraído pelo alimento. Quando Santo Antônio mostrou-lhe a hóstia, o animal imediatamente se ajoelhou, fazendo uma reverência ao sacramento.

Oração a Santo Antônio

Existem muitas orações a Santo Antônio, a maior parte delas ligadas ao fato de Santo Antônio ser conhecido como o "Santo Casamenteiro".

"Meu grande amigo Santo Antônio, 
tu que és o protetor dos namorados, 
olha para mim, para a minha vida, 
para os meus anseios. 
Defende-me dos perigos, 
afasta de mim os fracassos, 
as desilusões, os desencantos. 
Faz que eu seja realista, 
confiante, digna(a) e alegre. 
Que eu encontre um(a) namorado(a) 
que me agrade, seja trabalhador, 
virtuoso e responsável. 
Que eu saiba caminhar para o futuro 
e para a vida a dois 
com as disposições de quem recebeu de Deus 
uma vocação sagrada e um dever social. 
Que meu namoro seja feliz
e meu amor sem medidas. 
Que todos os namorados 
busquem a mútua compreensão, 
a comunhão de vida 
e o crescimento na fé. 
Assim seja".
Foto: Ass. Com. Colégio Dom Elizeu

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button